Arenas das Empresas, Notícias do dia

Pão de Açúcar vai vender 3% do capital da Via Varejo em leilão; grupo lucra mais

Em sua estratégia de vender o controle da rede Via Varejo, a Companhia Brasileira de Distribuição, holding do Grupo Pão de Açúcar, anunciou que venderá em leilão na Bovespa 40 milhões de ações ordinárias da controlada, equivalentes a 3,09% de seu capital. O leilão ocorrerá no dia 25, e o Pão de Açúcar ainda ficará com 36,27% do capital da Via Varejo, dona das marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Eletro.

O Pão de Açúcar, controlado pelo francês Casino, vem tentando vender a Via Varejo há algum tempo, mas não conseguiu encontrar um investidor estratégico para comprar sua participação, por isso tem optado por pulverizar o controle da empresa no mercado.

Lucro líquido cresce 155%

O Pão de Açúcar divulgou hoje também seu resultado do quarto trimestre.  a última linha, o lucro líquido ajustado atingiu R$ 528 milhões, ante um lucro líquido de 207 milhões no quarto trimestre de 2017, um aumento de 155%, com maior contribuição das lojas de atacarejo Assaí.

O resultado financeiro da companhia atingiu R$ 60 milhões (-1,2 ponto percentual em relação ao ano anterior), ou 0,4% da receita líquida. Segundo a corretora Guide Investimentos, as principais variações foram, principalmente: (i) atualização monetária que afetou as linhas de receitas financeiras; e (ii) atualizações de contingências e outras despesas financeiras.  A companhia ainda registrou uma dívida líquida ajustada de R$ 973 milhões e segue com baixo nível de alavancagem, com o indicador dívida líquida/Ebitda de -0,32x no quarto trimestre de 2018.

Os números vieram acima do esperado pelo mercado, e a Guide destaca que o Grupo Pão de Açúcar segue se beneficiando da melhora em relação ao fluxo de clientes, reportando forte geração de caixa operacional no período e ganho de Market share. O resultado foi impulsionado pela aceleração do ritmo de crescimento no Multivarejo e sólido desempenho do Assaí. O grupo mostrou um progresso no lado operacional, comercial e financeiro em todos os segmentos de negócios, e ainda mostrou continuidade da disciplina de gastos, com destaque de produtividade nas lojas.

Para os próximos períodos, a Guide continua com uma visão positiva para a empresa que deve focar no segmento alimentar (manter o investimento no formato de maior retorno, como o Assaí e Pão de Açúcar), otimizar ainda mais seu portfólio com foco na adequação do portfólio de lojas buscando reforçar a presença multicanal, multiformato e multiregião, com maior aderência à demanda do mercado consumidor. Essa evolução já tem se traduzido em crescimento real das vendas, com progressão dos resultados em todos os segmentos, e deverá continuar ao longo de 2019. No front macro, a retomada da economia deve favorecer de forma positiva o GPA.

A Guide diz que segue otimistas com a companhia. “Destacamos a continuação do processo de Turnaround operacional, com intuito de colocar a empresa em um novo posicionamento estratégico dentro do setor de telecom, com maior qualidade e poder de precificação.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo