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Hapvida compra São Francisco por R$ 5 bi e entra no Sudeste e Centro-Oeste

A empresa de saúde Hapvida anunciou hoje que vai adquirir a concorrente São Francisco por R$ 5 bilhões. O negócio permitirá à Hapvida, que tem presença forte no Nordeste, ganhar fatias de mercado no Sudeste, Sul e no Centro Oeste, regiões em que a São Francisco tem 1,8 milhão de usuários de planos de saúde e odontológicos e um faturamento de R$ 1,5 bilhão no ano passado. A compra será feita por meio de subsidiária da Hapvida, a Ultra Som Serviços Médicos, que ficará com a totalidade das ações de emissão do Grupo São Francisco.

Fundado em 1945 na cidade paulista de Ribeirão Preto, o Grupo São Francisco é um dos principais grupos empresariais do setor de saúde suplementar do Brasil, com modelo de negócio verticalizado e alto desempenho operacional.

O preço de aquisição será pago à vista, na data de fechamento da operação, sendo que (a) R$ 4,750 bilhões serão pagos em dinheiro, descontados o endividamento líquido apurado, valor destinado à constituição de uma conta garantia e o valor de R$ 200 milhões que será pago, a título de sinal, na data de hoje; e (b) R$ 250 milhões serão pagos mediante a entrega de ações da Ultra Som que serão imediatamente convertidas em 8.333.333 ações de emissão da companhia, equivalente ao preço de R$ 30,00 (trinta reais) por ação.

A efetivação da operação está sujeita à aprovação da ANS e do CADE, além de aprovação da assembleia geral de acionistas da Companhia, a qual será oportunamente convocada para tal.

Com a operação, a Hapvida assumirá a liderança nacional em número total de beneficiários, dando continuidade aos planos de expansão apresentados à época de sua oferta pública inicial, tornando-se uma operadora de abrangência nacional, com posição de liderança principalmente no interior das regiões Sudeste e Centro-Oeste, a ampliação de sua presença na região Sul, além de sua já consolidada liderança na região Norte e Nordeste.

Para o Bradesco, a operação foi interessante para a Hapvida do ponto de vista estratégico, de ampliar sua atuação para todo o Brasil. Em termos de preço, o banco compara o preço pago com o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização da São Francisco, de R$ 330 milhões, o que equivaleria a um valor de empresa (EV) de 15 vezes o Ebitda, próximo do da Hapvida, de 16 vezes o Ebitda. O banco vê ainda riscos na integração das duas empresas, diante da falta de experiência de ambas em fusões.

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