Análises, Arenas das Empresas

Artigo: CCR no radar

Por Felipe Bevilacqua, da Levante

Em março, a CCR anunciou uma espécie de programa de incentivo à colaboração com um pagamento de 71 milhões de reais para 15 ex-executivos envolvidos em investigações do Ministério Público ligados a Lava Janto. Claramente o programa foi muito questionado pelos acionistas minoritários, que estão se organizando para impedir a votação do pagamento que ocorrerá no dia 22.

E Eu Com Isso?

Para a CCR, a notícia naquele momento foi muito negativa e fez as ações da CCR (CCRO3) caíram 5 por cento em um dia.

Agora, se os minoritários conseguirem de fato impedir a votação ou que ela seja reprovada, seria positivo no curto prazo. No entanto, esse tipo de discussão  mostra como a companhia tem grandes problemas de governança corporativa.

Inclusive, a companhia já fechou um acordo de leniência com o Ministério Público Federal, que envolve pagamento de 750 milhões de reais. Outros 81,5 milhões de serão pagos ao Ministério Público do Estado de São Paulo em um termo de ajuste.

Em sua defesa, a companhia se posiciona que o pagamento aos executivos envolvidos na Lava Jato é de interesse da companhia e de todos os acionistas. Dessa maneira, os ex-executivos são obrigados a continuar colaborando.

No fim, não tem notícia boa. Se o acordo de leniência for por água abaixo, a situação pode ser bem pior para a companhia, já por outro, se ocorrer o pagamento para os executivos, também não é bom.

Fato é que qualquer notícia e novidade em relação a Lava Jato nunca é uma boa notícia para os envolvidos e isso deve continuar “pesando” sobre os papéis.

Um fato que todos seguem de olho é que a companhia tem muito caixa para participar dos leilões de novos ativos. Eis algo que pode fazer a diferença. Portanto, mantenham atenção a esse ponto. 

Artigo produzido pela Levante Ideias de Investimento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo