Arena Renda Fixa, Títulos Privados

S&P coloca em revisão negativa rating de Fidc que pode investir em papéis do Banco Paulista

A S&P Global Ratings colocou hoje o rating na Escala Nacional Brasil ‘brAA- (sf)’ atribuído à 16ª, 21ª e 23ª séries de cotas seniores do RNX Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Multissetorial (RNX Fidc) na listagem CreditWatch com implicações negativas..  

O RNX Fidc Multissetorial é um fundo lastreado por recebíveis comerciais performados, representados por duplicatas e cheques cedidos por múltiplas empresas e devidos por múltiplos sacados. Os recebíveis cedidos são analisados e selecionados pela RNX, que pode alocar parte da carteira do fundo em operações compromissadas emitidas pelo Banco Paulista S.A., limitado a até 6 % do patrimônio.

O Banco Paulista foi alvo de ação da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal e Receita Federal. Três executivos do banco receberam mandados de prisão por lavagem de dinheiro vindo do exterior do Departamento de Propinas da Odebrech, conforme investigações da Operação Lava Jato. A S&P já havia colocado o rating do banco em revisão negativa ontem.

A S&P considera que o rating da cota senior do FIDC RNX está limitado ao do Banco Paulista, uma vez que a proteção de crédito disponível às cotas seniores do RNX FIDC, equivalente a 33%, não seria suficiente para, simultaneamente, cobrir a exposição ao Banco Paulista e os estresses inrentes ao nível de rating brAA- (sf). “Assim, entendemos que um eventual rebaixamento do Banco Paulista causaria um rebaixamento nas cotas seniores emitidas pelo RNX Fidc”, alerta a S&P.

Como consequência, a agênia colocou os ratings brAA- (sf) atribuídos a essas cotas em CreditWatch Negativo, refletindo ação similar realizada em 8 de maio de 2019 sobre o rating ‘brAA-’ atribuído ao Banco Paulista S.A..

Artigo AnteriorPróximo Artigo