Arena Previdência, Planejamento Financeiro

Bolsa bate recorde de investidores em ações com 858 mil cadastrados

A B3 registrou neste início de ano recorde de cadastros de investidores pessoas físicas em ações, com 858 mil cadastrados, informou o diretor da bolsa, Felipe Paiva. No começo do ano passado, esse número estava perto de 700 mil e, em dezembro, em 813 mil. O número não significa que todos os cadastrados têm ações, mas seu crescimento mostra um aumento do interesse pelo mercado, que passou quase uma década com cerca de 500 mil cadastros.

Também o número de investidores em Tesouro Direto cresceu, e está próximo do de ações, o que significaria cerca de 1,7 milhão de investidores de varejo na bolsa. “Os investidores em Tesouro Direto chegaram a passar os em ações, mas agora os em ações empataram novamente”, disse Paiva.

A explicação para esse crescimento do interesse das pessoas físicas está na valorização das ações, que neste ano fez o índice Bovespa bater recordes atrás de recordes. Em janeiro, o índice acumulou ganho de 10,8% e, neste mês, superou os 98 mil pontos. “Eu esperava que o Ibovespa ia superar os 100 mil pontos hoje, mas como começou a chover em São Paulo e há uma correlação do mercado com o clima, acho que não vai ser hoje”, brincou, ao abrir o seminário sobre fundos com cotas negociadas em bolsa (ETF), em parceria com a S&P Dow Jones Índices. O índice fechou em baixa de mais de 3%. Mas, segundo Paiva, a queda dos juros e a melhora do cenário econômico incentivam a diversificação e a busca por ações e justificam o otimismo com a bolsa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo