Ações, Ações na Arena

Estatais sobem com expectativa de privatização; Petrobras ganha 5,95%, Eletrobras, 12% e Telebrás, 65%; Ibovespa volta aos 101 mil pontos

As ações das empresas estatais lideraram as altas hoje na B3, após o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, afirmar que o governo vai acelerar as privatizações. No total, até 17 empresas ou participações podem ser vendidas nos próximos meses, entre elas a Eletrobrás e participações do governo no Banco do Brasil. No fim do dia, as ações da Petrobras dispararam, após notícia de que o governo pretende privatizar a empresa até o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro. Até agora, o presidente afirmava que a empresa era estratégica para o país e não seria vendida. Só as refinarias estavam na lista.

No total, o governo pretende vender 17 estatais, das quais 8 entraram hoje na lista: Telebrás, ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias), Correios, Porto de Santos, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Dataprev, Empresa Gestora de Ativos (Emgea), Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) e o Ceagesp, em São Paulo. Já estavam na lista a Lotex, de loterias da Caixa, Eletrobras, Casa da Moeda, Ceasaminas, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Trensurb, de Porto Alegre, o Porto de São Sebastião e o Porto do Espírito Santo.

Com a informação, as ações preferenciais (PN, sem voto), as mais negociadas da Bovespa, apresentaram alta de 5,95% e as ordinárias (ON, com voto), de 5,32%. Com isso, o Índice Bovespa, que estava em alta desde a manhã com a melhora do cenário externo, ganhou mais força e fechou em alta de 2%, aos 101.202 pontos. A alta reverteu a perda do Ibovespa na semana e agora ele sobe 1,40%. Mas, no mês, o indicador das principais ações do mercado brasileiro ainda cai 0,60%. No ano, a alta é de 15,15% e, em 12 meses, de 34,61%.

Segundo o serviço em tempo real ValorPro, fontes graduadas do governo de Jair Bolsonaro afirmam que, mesmo que a Petrobras não esteja imediatamente na lista das 17 empresas a serem desestatizadas, a equipe econômica prevê esse caminho para a estatal antes do término da atual gestão.

Telebrás sobe 64,9%

Outras estatais também pegaram a onda da privatização. Eletrobras ON subiu 12,39% e o papel PNB, 11,80%, liderando as altas do índice Bovespa. Já Banco do Brasil ON subiu 5,72%, com a perspectiva de venda de suas ações que excederem o controle do governo. Telebrás ON, antiga holding de telefonia do país, disparou e fechou em alta de 64,9%, e o papel PN, em 62%. A ação, porém, tem pouca liquidez e está mais sujeita a movimentos especulativos.

No exterior, a ata do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, banco central americano) mostrou que na última reunião que reduziu os juros em 0,25 ponto percentual, os diretores chegaram a discutir um corte maior, de 0,5 ponto, mas a maioria optou por seguir a recomendação do presidente Jerome Powell, de um corte menor. Foi o primeiro corte desde a crise mundial de 2008. O mercado futuro de juros americano projeta mais um corte na próxima reunião do Fed, de 0,25 ponto, com chances de 98%.

Com isso, as bolsas americanas fecharam em alta, com o Índice Dow Jones ganhando 0,93%. O Standar Poor s 500 subiu 0,82% e o Nasdaq, 0,90%. Na Europa, o índice regional Euro Stoxx 600 subiu 1,21%, com alta de 1,11% do Financial Times, de Londres, 1,30% do DAX, da Alemanha e 1,70% do CAC, de Paris. Na Itália, o MIB subiu 1,77%, apesar da crise política após a renúncia do primeiro-ministro Giuseppe Conte.

Com o Fed cauteloso, o dólar recuou um pouco no mercado internacional e no Brasil. A moeda americana fechou em baixa de 0,5%, vendido a R$ 4,05. No mercado de juros, as taxas recuaram e o contrato para janeiro de 2025, fechou projetando 6,85% de juros, ante 6,95% ontem.

As maiores altas do Ibovespa foram das ações da Eletrobras, com a perspectiva de privatização. As empresas de construção também subiram, após o anúncio da Caixa Econômica Federal de oferecer crédito imobiliário com correção pela inflação do IPCA. Cyrela ON subiu 8,15%, Qualicorp ON, 7,45%, MRV ON, 6,01% e Petrobras PN. As maiores baixas foram Suzano ON, 2,41%, CSN ON, 2,23%, Ambev ON, 0,74% e Gol PN, 0,62%.

Hoje, as ações da operadora de telefonia Oi tiveram uma pequena recuperação, de 5,5%, mas ainda perdem 46,9% na semana após a divulgação de prejuízo no segundo trimestre e preocupações com relação ao seu futuro.



Artigo AnteriorPróximo Artigo