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Tim cai 2% com acusação de derrubar linhas de propósito

Não bastasse o desgaste de ter suspensas as vendas de novas linhas pela má qualidade do serviço há pouco mais de um mês, agora a empresa de celulares Tim está às voltas com mais uma denúncia. Desta vez, a empresa está sendo acusada de derrubar de propósito as ligações dos usuários que têm um plano que garante ligações por tempo ilimitado. Segundo a denúncia que está sendo apurada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Tim derrubaria as ligações dos usuários do plano Infinity,  pois ganhava por chamada feita e não por tempo de ligação. A notícia provocou a queda dos papéis ordinários (ON, com voto) da empresa,  de 2% na Bovespa.

A Anatel, segundo informou hoje o jornal Folha de S.Paulo, fez um levantamento das quedas de ligações de todos os usuários da empresa e descobriu que os casos de queda das linhas eram quatro vezes maiores nos planos Infinity do que nos demais. Em apenas um dia deste ano, segundo estudo da Anatel, a empresa teria ganho R$ 4,3 milhões ao derrubar 8,1 milhões de ligações.

O estudo começou a ser feito em 2010 e as investigações foram retomadas entre março e maio deste ano, confirmando que a empresa continuava usando a estratégia para aumentar os ganhos, segundo a Anatel. O caso vem sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal. No estudo, a Anatel diz: “Conclui-se que a prestadora está desconectando usuários Infinity de forma proposital para que os mesmos realizem uma nova chamada para completar a conversa”. No processo da Anatel, a Tim negou “assumir conduta dolosa pretendendo causar prejuízo aos usuários do Plano Infinity” e alegou que as quedas de ligações eram devidas a fatores externos.

A Anatel informou hoje que o processo que se originou dessas investigações ainda está em fase de instrução e que só depois da defesa da operadora irá deliberar por medidas contra e empresa.

 

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