Arenas das Empresas, Notícias do dia

Telebrás é contratada pelo governo para serviços na Copa das Confederações

A Telebrás, antiga holding de telefonia do país, foi contratada pelo Ministério das Comunicações para fornecer serviços de telecomunicações e transporte de dados na Copa das Confederações. O serviço será feito pela Telebrás Copa com um valor estimado de R$ 31,6 milhões.

Após a privatização das teles, em 1998, a Telebrás ficou inativa, servindo apenas para custear as despesas da Anatel, até ser reativada no governo Lula. O PT foi contra a privatização e tenta deste então reativar a antiga holding. A estatal foi escolhida para promover a universalização da internet no país no Plano Nacional de Banda Larga e agora prestará serviços ligados à Copa do Mundo.

Seus papéis ainda são negociados na BM&FBovespa e estão sujeitos a fortes volatilidades cada vez que o governo anuncia algum contrato ou projeto para reativar a estatal. Hoje, as ações preferenciais (PN, sem direito a voto) estavam sendo negociadas às 11h20 em queda de 2%, apesar da notícia, cotadas a R$ 4,42.

Há três anos, a empresa foi alvo de denúncias de possível favorecimento a empresários por ocasião da retomada das atividades com banda larga. O projeto incluiria a incorporação de uma empresa falida de fibra óptica que teria entre seus sócios um empresário para quem pessoas ligadas ao PT teriam prestado consultoria, e que teria grande valorização por conta do projeto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo