Fundos Multimercados, Fundos na Arena

Prazo para abater créditos da Nota Paulistana no IPTU termina em 30 de novembro

Os consumidores que se inscreveram no Programa Nota Fiscal Paulistana têm até a próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, para usar os créditos da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NF-e)  no abatimento de até 100% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente a 2017. Para fazer a indicação, basta que o contribuinte inscrito acesse o site www.prefeitura.sp.gov.br/nfe e indique os imóveis que receberão os benefícios no ano que vem.

O valor do abatimento virá impresso no carnê do IPTU 2017. Não é preciso que o imóvel indicado para receber o desconto esteja no nome do titular do programa. O contribuinte que não possui imóvel, como inquilinos, ou é isento de IPTU, também pode ser beneficiado com a NF-e. Os créditos acumulados poderão ser utilizados para o pagamento do IPTU de qualquer outro imóvel da cidade, seja de um parente ou amigo.

Depósito em conta ou poupança

Quem preferir, porém, pode pedir que o valor seja depositado em conta corrente ou poupança. Neste caso, o contribuinte precisa indicar o número da conta que, obrigatoriamente, tem de estar no nome do contribuinte.

Validade de seis meses

A Prefeitura reduziu neste ano o prazo de validade dos resgates, que podem ser feitos a partir do valor mínimo de R$ 25,00. Os créditos das notas emitidas desde o último dia 22 de outubro passaram a ter prazo de validade de apenas seis meses contados a partir da data de liberação do crédito. Antes, o prazo de validade era de 15 meses.

Estacionamentos, cursos, colégios, academias e cabelereiros

 Os créditos são gerados quando os contribuintes solicitam NF-e emitida por prestadores de serviços na cidade de São Paulo como estacionamentos, cursos de idiomas, colégios, faculdades, construtoras, academias de ginástica, cabeleireiros, paisagismo, decoração, oficina mecânica e outros.

Por ocasião da emissão da nota, o sistema calcula automaticamente o valor do Imposto Sobre Serviço (ISS) recolhido pelo prestador. Parte do ISS recolhido – 30% no caso de pessoa física e 5% ou 10% no caso de pessoa jurídica – pertence ao cliente e volta ao consumidor em forma de créditos.

O Programa Nota Fiscal Paulista existe desde agosto de 2011. Quem ainda não possui, mas tem interesse em se cadastrar no programa e ter acesso aos benefícios, deve acessar o endereço http://nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br.

(Colaboração de Fernanda Bittencourt)

Artigo AnteriorPróximo Artigo