Arena do Pavini

O que o mercado tem a dizer para o investidor

05
agosto
08:36

Agenda semanal tem IPCA de julho e resultados da Vale e da Petrobras no 2º tri

Teo Cury | Arena do Pavini
Petrobras

Durante a semana, na agenda brasileira, as atenções do mercado estarão voltadas para indicadores de inflação que serão divulgados ao longo da semana. O principal deles é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação no país, referente a julho, que será apresentado pelo IBGE na quarta-feira. No exterior, o mercado deve ser influenciado pelos discursos de diretores do Federal Reserve (Fed, banco central americano) nos dias 5, 6 e 7. No calendário corporativo, os destaques são os resultados trimestrais da Vale e da Petrobras, que serão divulgados na quarta-feira e na sexta-feira, respectivamente. Confira abaixo os principais eventos da agenda semanal:

5/08, segunda-feira

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulga, às 15h, o resultado da balança comercial referente a quatro de agosto. O HSBC publica os resultados de julho de sua pesquisa Índice dos Gerentes de Compras (PMI) e a consultoria Serasa Experian apresenta seu Indicador de Atividade de Comércio, também relativo a julho. No calendário corporativo, estão previstas as divulgações de resultados de BR Properties, Marcopolo, Direcional, Abril Educação, e dos bancos Panamericano e Pine.

Itália, França e Alemanha terão seus PMI de julho divulgados pela Markit, que ainda vai apresentar o índice de toda a zona do euro e do Reino Unido. O valor do índice Sentix de confiança do consumidor da zona do euro em relação a agosto será apresentado. Nos Estados Unidos, o instituto ISM divulga a Sondagem de Serviços referentes a julho. O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de Dallas, Richard W. Fisher, tem discurso agendado para o começo da tarde.

6/08, terça-feira

No Brasil, o dia começa com a divulgação do índice de inflação IGP-DI pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) vai apresentar o balanço de vendas e produções de veículos referentes a julho. A Serasa Experian divulga o indicador de falências e recuperações, também de julho. As empresas que apresentarão seus resultados referentes ao segundo trimestre são ALL, Bematech, BTG Pactual, Cielo, Itausa, Magazine Luiza, Comgas, Copasa, Mills, Technos e Unicasa.

Na Europa, o Bundesbank, banco federal alemão e membro mais influente do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), divulga, logo pela manhã, os números das encomendas industriais relativos a junho. Nos Estados Unidos, será divulgada a balança comercial americana, também de junho. Às 14h, o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, concede entrevista.

7/08, quarta-feira

Na agenda brasileira, o indicador mais importante do dia é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. O índice de inflação oficial do governo mede a variação dos custos dos gastos das pessoas que ganham de um a 40 salários mínimos e residentes nas áreas urbanas das regiões. Na quarta, o calendário corporativo prevê as divulgações de resultados da Vale, AES Tietê, Biosev, BrasilAgro, Brookfield, Cosan, Eletropaulo, Iochp-Maxion, Indusval, Kroton e Linx.

Na Europa, o banco central da Alemanha divulga a produção industrial do país referente a junho. Na Inglaterra, o banco central apresenta no início do dia seu Relatório de Inflação. Nos Estados Unidos, a Mortgage Bankers Association (MBA), entidade que representa a indústria de financiamento imobiliário no país, vai apresentar os pedidos de hipoteca relativos ao dia dois de agosto. O Departamento de Energia dos Estados Unidos (U.S. DoE na sigla em inglês) divulga o estoque de petróleo, também do dia dois. A tarde será marcada por discursos de Charles I. Plosser, presidente do Fed da Filadélfia, e da presidente do Fed de Cleveland, Sandra Pianalto. No final do dia, o Fed apresenta os dados de crédito ao consumidor de junho.

8/08, quinta-feira

No Brasil, a FGV apresenta a primeira prévia do IGP-M referente a agosto e o IPC-S da primeira quadrissemana do mês. O IBGE divulga a Pesquisa Industrial Mensal (PMI) regional referente a junho e o levantamento sistemático da produção agrícola referente a julho. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai apresentar seus indicadores industriais. A Serasa Experian apresenta demanda do consumidor por crédito durante julho. Na quinta, os principais resultados trimestrais divulgados são de BM&FBovespa, Braskem, CCX, Cetip, Contax, CPFL, Estácio, HRT, Marfrig, Metal Leve, Multiplus, PDG Realty, Positio, RaiaDrogasil, Randon e Tecnisa.

Na União Europeia, o escritório nacional de estatísticas alemão (Destatis) vai divulgar a balança comercial de junho do país. O Banco Central Europeu (BCE) apresenta seu relatório mensal sobre a zona do euro. O departamento do governo dos Estados Unidos (DoL), responsável pela segurança do trabalho, vai apresentar seu indicador de pedidos de auxílio desemprego do dia dois de agosto. A China divulga, à noite, os preços ao consumidor referentes a julho.

9/08, sexta-feira

Na sexta-feira, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) referente à primeira quadrissemana. O IBGE divulga a PIM, sua pesquisa industrial de junho referente a emprego e salário. A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) vai divulgar o fluxo pedagiário de veículos. No calendário corporativo, Petrobras, ABC Brasil, Alpargatas, Locamerica, Porto Seguro, Sabesp e Smiles divulgam seus resultados referentes ao segundo trimestre.

Na China, o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) divulga a produção industrial e a balança comercial de julho. Na Europa, o órgão nacional britânico de estatísticas (ONS) vai divulgar a balança comercial do Reino Unido de junho. Nos Estados Unidos, os indicadores divulgados serão os estoques do atacado referentes a junho e os indicadores de inadimplência do segundo semestre do ano. Já no Japão, o banco central vai apresentar suas taxas de juros referentes a oito de agosto.


  • Compartilhe:
  • e-mail


Veja também:

Reunião do Copom - Agência Brasil

Agenda semanal tem Copom e prévia do PIB no Brasil, e Livro Bege nos EUA

O evento mais importante da agenda desta semana pós-Copa [+]

saiba mais

14/07
inflacao-supermercado

Semana tem inflação oficial no Brasil, Seleção na semi, e ata do Fomc nos EUA

Esta semana terá eventos importantes, que ficarão sob o [+]

saiba mais

07/07