Arena Especial, Notícias do dia

Totvs: Brasil sairá com “selo de limpeza” da Lava Jato

O Brasil sairá da crise melhor do que entrou após a conclusão das investigações da Operação Lava Jato, afirmou ontem o presidente da Totvs, Laércio José de Lucena Cosentino, durante a abertura do 18º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, que acontece em São Paulo.

Na avaliação do executivo, o corretivo dos casos de corrupção na Petrobras, maior companhia brasileira, servirá como um tipo de “selo de limpeza” para o país e resultará num impulso positivo para o ambiente de negócios local.

O poder da Lava Jato

O poder da Lava Jato está em sua capacidade de apresentar fatos, disse o jurista e professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro Joaquim Falcão. “Está aqui a conta tal, despesa tal, no banco tal e quando chega no Supremo não há espaço para teorias, são fatos”, diz. “O que está em jogo na investigação não é a corrupção do governo, mas que tipo de mercado nós teremos, se é um mercado onde quem ganha é o mais competitivo ou o que corrompe mais”, completa.

Segundo ele, a opinião pública está atenta para confirmar se o país será capaz de mudar a relação entre mercado e governo, no sentido de que o mais competitivo deve ganhar.

Estresse democrático

Falcão aponta ainda que o judiciário brasileiro passa nesse momento por uma fase de ascensão e expansão de sua influência na vida nacional, econômica e política do Brasil. “Hoje as pessoas conhecem mais nomes de ministros do que dos jogadores da seleção”, enfatiza. Ele afirma que no século passado o mundo optou pelo sistema democrático e que agora é tempo de saber se essa escolha será de fato implementada, trata-se de uma espécie de ‘estresse da democracia’, classifica.

O jurista explica que é importante lembrar que esses desafios não são exclusivos do Brasil, “os britânicos estão amargando a decisão de um instrumento democrático que é o referendo, por exemplo, enquanto os Estados Unidos acompanham avanços constantes de (Donald) Trump nas pesquisas, cada economia passará por seus testes”, garante.

Artigo AnteriorPróximo Artigo