Arena Especial, Notícias do dia

Semana traz ata do Fomc, atividade nos EUA, IBC-Br de dezembro e balança comercial da China

Numa semana com importantes indicadores estrangeiros, os Estados Unidos conhecerão na quarta feira o teor da ata da reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) que decidiu pela primeira alta dos juros no país em sete anos. Sairá ainda o nível de atividade industrial, segundo os cálculos do Índice Empire State, números da construção civil, estoques de petróleo bruto, além do índice de inflação em janeiro. O mercado financeiro, no entanto, não funcionará na segunda-feira por conta do feriado do Dia dos Presidentes.

Na Europa, saem os resultados da balança comercial local de dezembro, o indicador alemão Zew das condições econômicas atuais, os preços ao produtor e os dados de transações correntes do bloco no fim de 2015. Além disso, o mundo acompanhará o desempenho das importações e exportações chinesas.

Finalmente, no Brasil veremos os índices de vendas do varejo de dezembro, o fluxo de capital estrangeiro no país e o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de dezembro.

Segunda-feira

No começo da semana, os principais indicadores acionários refletirão os números de importação e exportação da China em  janeiro e a retomada dos negócios na bolsa chinesa após uma semana de feriado pelo Ano Novo Lunar.  O Banco Fator espera um recuo de 1,90% das compras chinesas e uma baixa de 0,80% das vendas da segunda maior economia do mundo para outros países. Nos EUA, o mercado de ações estará suspenso pelo feriado do Dia dos Presidentes. Serão conhecidos também os dados da balança comercial na Europa.

Terça-feira

Da Alemanha, o Índice Zew de Condições Atuais de fevereiro deve mostrar recuo, em meio à divulgação do americano Índice Empire State de Atividade Industrial regional calculado pelo Federal Reserve (Fed) de Nova York. Por aqui, será conhecida a performance das vendas do varejo brasileiro no último mês de 2015.

Quarta-feira

Da agenda de indicadores local, será publicado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de dezembro e o fluxo de capital estrangeiro no país. Da China, o mercado global conhecerá o nível da inflação mensal e anual, além do comportamento do Índice de Preços ao Produtor (IPP) asiático. Nos EUA, serão conhecidos a ata da reunião do Fomc de dezembro e os números de construção de novas casas, o IPP, e sua produção industrial.

Quinta-feira

Próximo do fim da semana, teremos os dados das transações correntes e de contas externas europeias e, entre os americanos, a divulgação do Índice de Atividade Industrial, medido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) da Filadélfia, e os estoques de petróleo bruto do país.

Sexta-feira

Na reta final da semana, a Alemanha divulgará seu IPP de janeiro e o bloco europeu seus dados de confiança do consumidor. Dos EUA, serão conhecidos os dados de inflação de janeiro, que de acordo com estimativa do Fator deve subir 1,20%.

Artigo AnteriorPróximo Artigo