Arena Especial, Notícias do dia

Semana tem reunião do Copom e IPCA-15; nos EUA, setor imobiliário e, na Europa, anúncio dos juros

O destaque desta semana é o encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) que se reúne na terça e quarta para definir a nova taxa básica de juros da economia, a Selic. Hoje, a taxa está em 11,75% e o Banco Fator espera por um reajuste de 0,50 ponto percentual, para 12,25% ao ano.

Na segunda-feira, Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) vai apresentar a segunda prévia do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) de janeiro. O Fator acredita em uma alta de 0,47% na comparação mensal. Na sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial. Para este indicador, o Fator acredita em uma alta de 1,09% na taxa mensal e de 6,91% na anual, com um peso maior de alimentos, passagens aéreas e reajustes no transporte público devem pesar.

O Banco Central divulga a nota de setor externo na sexta-feira. Em novembro, o saldo da conta corrente em 12 meses atingiu 4,05% do Produto Interno Bruto (PIB). Na quinta, o IBGE divulga a pesquisa de serviços.

Durante a semana, ainda sem data definida, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai anunciar o Caged de dezembro, com os números do emprego formal do país. a LCA Consultores acredita em um corte de 492.212 vagas. Já o Fator acredita que haverá uma redução de 519.209 empregos. A Receita Federal vai apresentar a arrecadação federal do país. O banco acredita em uma arrecadação de R$ 120,582 bilhões.

Nos EUA, setor imobiliário 

Nos Estados Unidos, o destaque é a divulgação dos dados do setor imobiliário, como confiança do construtor de janeiro, licenças e novas construções de dezembro, preços residenciais de novembro e as vendas de moradias existentes deste mês.

Europa: reunião do BCE

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu anuncia sua decisão quanto as taxas de juros da região. Um programa de relaxamento quantitativo é amplamente esperado, de acordo com os analistas do Banco Fator. Destaque também para o PMI preliminar de janeiro.

China: PIB, varejo e indústria

Na madrugada de segunda para terça, sai o PIB do quarto trimestre de 2014. A expectativa do mercado está em uma alta de 7,3%, ante 7,7% em 2013. Destaque também para os dados de dezembro no varejo e indústria.

19/01, segunda-feira

O dia começa com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentando a segunda prévia do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) de janeiro. A LCA Consultores espera por uma alta de 0,53%. Às 8h30, saem os dados das estimativas do mercado pelo Boletim Focus do Banco Central.

Às 15 horas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulga a balança comercial semanal. A empresa de consultoria Serasa Experian apresenta seu Indicador de Atividade Econômica, o PIB Mensal.

20/01, terça-feira

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra a o Índice de Preços ao Consumidor da segunda quadrissemana de janeiro. A Confederação Nacional da Indústria vai apresentar o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) deste mês. A Serasa solta seu Indicador de Demanda das Empresas por Crédito de dezembro.

O instituto Zew apresenta o Índice de Avaliação da Situação Atual e de Expectativas na Economia na Alemanha e na zona do euro em janeiro.

Nos Estados Unidos, saem a confiança do construtor deste mês.

Na China, serão divulgados o investimento em ativos fixos urbanos do mês passado, as vendas do varejo e a produção industrial de dezembro e o Produto Interno Bruto de 2014. O mercado espera por um PIB de 7,2%.

21/01, quarta-feira

Aqui, o Banco Central apresentando o fluxo cambial semanal. O destaque do dia é o fim da reunião do Copom, que deve elevar a taxa de juros em 0,50 ponto percentual, passando dos atuais 11,75% para 12,25% ao ano. A Serasa solta seu Indicador de Cheques Sem Fundos relativo a dezembro.

Nos EUA, saem o pedido de hipotecas, a concessão de alvarás e as novas construções residenciais.

22/01, quinta-feira

Logo pela manhã, o IBGE traz a Pesquisa Mensal de Serviços de novembro. O Tesouro Nacional faz seu Leilão Tradicional (LTN e NTN-F). A Fundação Seade divulga o Produto Interno Bruto de novembro.

Na zona do euro, a Comissão Europeia mostra a Confiança do Consumidor deste mês. O Banco Central Europeu se reúne para definir a taxa de juros da região do euro.

Nos Estados Unidos, saem os pedidos de auxílio desemprego e os preços residenciais, os estoques de petróleo bruto, gasolina e derivados

Na China, o HSBC solta o PMI Industrial.

23/01, sexta-feira

Logo cedo, a FGV apresenta o Índice de Preços ao Consumidor Semanal da terceira quadrissemana de janeiro. A LCA acredita que o indicador deve acelerar 1,35% nesta terceira prévia. A FGV ainda mostra a prévia da Sondagem da Indústria de janeiro.

O destaque da semana do dia é a divulgação do IPCA-15, a prévia da inflação oficial, de janeiro. A LCA estima alta de 0,87% na comparação mensal e de 7% na anual.

Em nota à imprensa, o Banco Central fala sobre o setor externo, apresentando as  transações correntes e o investimento estrangeiro direto de dezembro.

O instituto Markit vai divulgar o PMI Industrial, Serviços e Composite da Alemanha e da zona do euro deste mês.

Nos EUA, o Federal Reserve anuncia o Índice de Atividade Nacional (Cfnai) do mês passado. Saem ainda as vendas de moradias usadas de dezembro e os indicadores antecedentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo