Arena Especial, Notícias do dia

Semana tem IPCA de setembro e julgamento de contas de Dilma; nos EUA, Fed divulga ata do Fomc

Na semana, será conhecida a inflação oficial de setembro, com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa da corretora Gradual é de aceleração, com alta de 0,48%, ante 0,22% em agosto. No mercado externo, o destaque fica por conta da divulgação da ata do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do banco central dos EUA. No cenário político, o Tribunal de Contas da União (TCU) pode analisar as contas da presidente Dilma Rousseff ao longo da semana. No fim de semana, a Advocacia Geral da União (AGU) anunciou que pedirá o afastamento do relator do processo, ministro Augusto Nardes, por ter feito declarações criticando as medidas da administração passada. A AGU alega que Nardes antecipou opiniões e voto, o que seria proibido. Na China, saem dados de crédito total, novos empréstimos e balança comercial de setembro.

Segunda-feira

As expectativas do mercado serão apresentadas no Boletim Focus, do Banco Central. O HSBC irá divulgar o seu índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto e de serviços de setembro. A Serasa Experian aponta o Indicador de Falências e Recuperações, do mês de setembro. Na Europa, o Markit divulga o PMI de serviços e composto da Alemanha, do Reino Unido e da zona do euro.

Terça-feira

Logo às 8h da manhã, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga o seu Indicador do Mercado de Trabalho de setembro. Dois importantes dados sobre a atividade econômica serão conhecidos a seguir: a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulga a produção total de veículos no mês de setembro, e a Serasa divulga o seu Indicador de Atividade do Comércio. Na Alemanha, saem as encomendas à indústria de agosto. Nos EUA, será divulgada a balança comercial de agosto.

Quarta-feira

O dado mais importante da semana é a inflação oficial de setembro, que será conhecida com a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE. A MCM espera alta de 0,55%, ante 0,22% em agosto, acumulando 9,50% em 12 meses (9,53% até agosto). O instituto ainda divulga a Produção Industrial Regional do mês de agosto. O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) de setembro será divulgado pela FGV. A expectativa da LCA é de aceleração diante de agosto, com alta de 1,25%, contra alta de 0,40% no mês anterior. O BC divulga o Índice de Preços de Commodities (IC-Br) do mês de setembro. No mercado internacional, a ONS divulga a produção industrial do Reino Unido em agosto. Na Alemanha, sai a produção indústria de agosto. Nos EUA, serão divulgados os pedidos de hipotecas, os estoques de petróleo e gasolina e seus derivados e o crédito ao consumidor de agosto.

Quinta-feira

A Serasa aponta o aquecimento do mercado consumidor brasileiro com o seu Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito do mês de setembro. O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da primeira semana de outubro será divulgado pela FGV.  No exterior, o fato mais relevante do dia é a divulgação da ata do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, o banco central americano. Ainda nos EUA, saem os pedidos de hipotecas e os estoques de petróleo e gasolina e seus derivados, e o crédito ao consumidor de agosto. O Banco da Inglaterra se reúne para decidir sobre a taxa básica de juros do país. A expectativa da LCA é de que ela seja mantida em 0,50% ao ano.

Sexta-feira

Já no final da semana é a vez da Fipe divulgar o seu índice semanal de inflação, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). A FGV divulga a primeira prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de outubro. A expectativa da Gradual é de avanço de 0,82%, contra alta de 0,56% em setembro. A Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) anuncia o fluxo de veículos de setembro, indicador antecedente de atividade. Nos EUA, saem os dados de estoques e vendas no atacado de agosto, que podem confirmar se a economia americana está desacelerando, como mostraram os dados de emprego na semana passada. O Departamento de Agricultura dos EUA divulga seu relatório de demanda e oferta agrícolas mundiais, que pode mexer com os preços das commodities.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo