Arena Especial, Notícias do dia

Semana cheia tem prévia do PIB com IBC-Br, IGP-10, IGP-M, produção industrial nos EUA e PIB na Europa

A agenda econômica desta semana será carregada, com muitos indicadores importantes. Além disso, o mercado deverá repercutir o resultado da Petrobras divulgado na sexta-feira após o fechamento do mercado, e que veio abaixo do esperado pelos analistas. O papel já havia caído bastante na sexta-feira, mas ainda pode sofrer novos ajustes

Nesta semana, na agenda econômica brasileira, o destaque é o IBC-Br de julho, índice calculado pelo Banco Central (BC) que serve de prévia da variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas produzidas pelo país) oficial. Serão também apresentados indicadores de inflação como o IPC-S e o IGP-10 de agosto, além de dados da atividade, como indústria e varejo de julho.

O presidente do BC, Alexandre Tombini, fará discurso na abertura do Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária na sexta-feira.

De acordo com o Banco Fator, o Ministério do Trabalho e Emprego pode divulgar o Caged de julho nas próximas duas semanas, entre os dias 14 e 21. A do Fator é de 19.632 empregos criados.

Nos Estados Unidos, saem os dados de inflação, preços de importação e exportação resultado fiscal, vendas do varejo, o Índice Empire State, o PIB do segundo trimestre e a produção industrial.

Na Europa, saem dados de inflação de julho e do PIB do segundo trimestre da zona do euro, da Alemanha e do Reino Unido.

Na China, serão conhecidos indicadores de vendas no varejo, produção industrial, investimento em ativos fixos urbano, crédito total chinês, investimento estrangeiro direto e os novos empréstimos.

11/08, segunda-feira

Aqui, a semana começa com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentando o a primeira prévia de agosto do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M). A LCA Consultores espera por uma queda de 0,28% e a MCM Consultores, de 0,20%. Às 8h30, saem os dados das estimativas do mercado para diversos indicadores econômicos, compilados no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC).

Às 15h, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresenta a balança comercial semanal. Sem horário definido, a Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) mostra o fluxo pedagiado de veículos em agosto.

12/08, terça-feira

Logo cedo, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vai mostrar o Índice de Preços ao Consumidor da primeira quadrissemana de agosto. No último levantamento, o indicador acelerou alta a 0,11%. O Tesouro Nacional faz o leilão tradicional e o resgate antecipado de NTN-B. A empresa de consultoria Serasa Experian apresenta seu indicador de inadimplência do consumidor de julho.

O instituto ZEW traz o indicador de avaliação da situação atual e o índice de expectativas na economia da Alemanha e na zona do euro.

Nos Estados Unidos, o Tesouro solta o resultado fiscal mensal relativo a julho. O mercado espera um déficit de US$ 95 bilhões. O departamento americano de agricultura apresenta o relatório de demanda e oferta agrícolas mundiais.

13/08, quarta-feira

O dia começa com o Tesouro fazendo leilão de troca de NTN-B. Às 12h30, o Banco Central divulga o fluxo cambial semanal. A Serasa mostra seu indicador de atividade econômica, o Produto Interno Bruto mensal de junho.

Na zona do euro, o instituto Eurostat traz a produção industrial de junho da região. É esperada uma alta de 0,4%.

Nos Estados Unidos, saem os pedidos de hipoteca, as vendas do varejo, os estoques empresariais, os estoques de petróleo bruto, gasolina e derivados. Os presidentes regionais do Fed de Nova York, William Dudley, e de Boston, Eric Rosengren, têm discurso agendado para o decorrer do dia.

Na China, o escritório nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês) vai apresentar as vendas do varejo, a produção industrial e os investimentos em ativos fixos urbanos, todos de julho.

14/08, quinta-feira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta, por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), as vendas no varejo em junho. Às 11h, o Tesouro faz seu leilão tradicional de LTN e LFT.

Na Alemanha, a Organização Nacional de Serviços Financeiros (GFSO, na sigla em inglês) mostra o PIB do segundo trimestre do ano. O mercado espera por uma queda de 0,1%.

Na zona do euro, o Eurostat divulga o PIB e o Índice de Preços ao Consumidor. Para o IPC o mercado espera por uma alta de 0,80% e para o PIB da região, uma queda de 0,1%.

Nos Estados Unidos, o departamento do governo responsável pela segurança do trabalho vai apresentar os pedidos de auxílio desemprego.

15/08, sexta-feira

A sexta-feira começa com a FGV divulgando o Índice Geral de Preços 10 (IGP-10) de agosto. A LCA espera por uma queda de 0,43% no indicador. O Banco Central apresenta, às 8h30, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), usado pelo banco como prévia da variação do PIB oficial. O presidente do BC, Alexandre Tombini, discursa na abertura do Seminário sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária.

No Reino Unido, sai o PIB do segundo trimestre. A expectativa média do mercado é de alta de 0,8% no período e de 3,1% na comparação anual.

Nos EUA, teremos a divulgação do Empire Manufacturing de agosto pelo Fed, do Índice de Preços ao Produtor, do fluxo de capital estrangeiro, as Treasuries, de junho, da produção industrial de julho, da utilização da capacidade instalada de julho e da confiança do consumidor de agosto, pela Universidade de Michigan.

Artigo AnteriorPróximo Artigo