Arena Especial, Notícias do dia

Ministério da Fazenda diz que país está preparado para enfrentar Brexit

O Ministério da Fazenda divulgou nota avaliando que o Brasil está preparado para enfrentar o impacto da turbulência dos mercados provocada pela saída do Reino Unido da União Europeia, aprovada ontem em referendo, citando o elevado volume de reservas. Segundo a Fazenda, a situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são “robustos”, sem citar o déficit primário de R$ 170 bilhões estimado para este ano. O país, diz a nota, tem expressivo volume de reservas internacionais e o ingresso de investimento direto estrangeiro tem sido suficiente para financiar as transações correntes.

As condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros em função de eventos externos, afirma a nota, acrescentando que o Tesouro Nacional “conta com amplo colchão de liquidez”. A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais, o que reduz o impacto de uma eventual desvalorização do real por conta da turbulência. “Além disso, o governo anunciou medidas fiscais estruturantes de longo prazo”, diz, numa referência aos problemas fiscais do país.

Segundo a Fazenda, a recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do país reflete essas ações de ajuste do governo. “Nesse contexto, o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa”, conclui a nota.

Artigo AnteriorPróximo Artigo