Arena Especial, Notícias do dia

Levy e Vale lamentam morte de ex-secretário do Tesouro Fábio Barbosa

O Ministério da Fazenda e a Vale divulgaram nota lamentando a morte do ex-secretário do Tesouro e ex-diretor de Relações com Investidores da mineradora, Fábio de Oliveira Barbosa. Ele morreu hoje, de câncer, aos 54 anos. Barbosa comandou o Tesouro Nacional de 1999 a 2002, no fim do governo Fernando Henrique Cardoso, e diretor de Finanças da Vale de 2002 a 2010. Depois, comandou a área financeira da filial brasileira da petroleira britânica BG Group, até 2013, quando se afastou por problemas de saúde.

Nascido em Uberaba (MG) em 1960, Fábio Barbosa era economista com mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de Brasília e especialização em Política e Programação Financeira no Fundo Monetário Internacional (FMI). Servidor público desde 1984, trabalhou nos Ministérios de Indústria e do Comércio, do Trabalho e do Planejamento, no IPEA e no Governo do Estado do Paraná.

Por dois anos e meio foi assessor do diretor-executivo no Conselho de Administração do Grupo Banco Mundial, em Washington-EUA. Ocupou ainda as funções de secretário-adjunto responsável pela administração da dívida pública e de assessor especial do Ministro no Ministério da Fazenda.

Segundo nota do Ministério, assinada pelo ministro Joaquim Levy, “Fábio teve importante papel no fortalecimento do Tesouro Nacional e no  trabalho de consolidação fiscal do Brasil nas diversas esferas de governo, inclusive na aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal a partir do ano de 2000”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo