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Itaú: Pedro Moreira Salles vê retomada de confiança após ajustes fiscais

O presidente do conselho administrativo do Itaú Unibanco, Pedro Moreira Salles, acredita que, após a implementação dos ajustes fiscais federais, a confiança na economia brasileira deverá ser restaurada.

Durante a inauguração do centro tecnológico do banco no interior paulista, o executivo também afirmou que não vê chances de uma saída do ministro Joaquim Levy, da Fazenda, como apontavam boatos recentes.

A fala do diretor foi acompanhada pela defesa do presidente do Banco, Roberto Setubal, de que o país tem capacidade e irá superar as dificuldades atuais.

Novo centro tecnológico

O Itaú Unibanco inaugurou hoje um dos maiores “data centers” do mundo em área construída. Localizado em um terreno com 815 mil m², o equivalente a 114 campos de futebol, em Mogi Mirim, a 160 quilômetros da capital, o Centro Tecnológico Mogi Mirim (CTMM) realizará o processamento e armazenamento de todas as operações do banco, com capacidade para atender o crescimento dessa demanda até 2050. O centro aumentará em 25 vezes a atual capacidade de processamento do banco.

O CTMM integra um ciclo de investimentos de R$ 11,1 bilhões anunciados pelo Itaú Unibanco para o período de 2012 a 2015, sendo um dos maiores realizados por uma empresa privada no mundo nos últimos anos. Deste volume total, R$ 3,3 bilhões serão alocados no novo data center.

“Este empreendimento é de uma complexidade e magnitude inéditas, preparando de fato o banco para o futuro”, disse Setubal. “Uma parte importante dos sistemas já está operando deste centro, e muito em breve todas as informações e transações de nossos clientes serão processadas aqui, com toda a segurança e agilidade necessárias.”

Com o início das operações do CTMM, estão previstas melhorias em estruturas de call center, internet banking e caixa eletrônico, além da unificação do fluxo de informações contábeis, financeiras, fiscais e de riscos, aumentando ainda mais a eficiência e agilidade no atendimento aos clientes.

“Um dos pilares do projeto para este data center foi conseguir um tempo de recuperação de dados igual a zero”, diz Alexandre de Barros, vice-presidente de tecnologia do Itaú Unibanco. Isso significa que, quando o cliente necessitar de uma informação ou realizar uma transação, ela estará disponível imediatamente. “Podemos afirmar, com isso, a plena capacidade de atender às demandas de nossos clientes e a evolução tecnológica nas próximas décadas”, acrescentou.

Em 2014 o banco realizou 31 bilhões de transações em todos os canais de atendimento (agências, caixas eletrônicos, internet, mobile, call center e máquinas de cartão), com média de 4 mil transações por segundo nos horários de pico. A maior parte dessas transações se dá, atualmente, por meio online: 42% são realizadas pela internet fixa e mobile, enquanto 9% são feitas nos caixas eletrônicos, 19% nas agências, 2% pelo call center, 28% nas máquinas de cartão. A expectativa é que em 2015 o número de transações supere 35 bilhões.

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