Arena Especial, Notícias do dia

Ibope mostra Marina com 9 pontos acima de Dilma no segundo turno

Pesquisa do Ibope divulgada há pouco pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo confirmou as informações que circularam mais cedo no mercado: a candidata Marina Silva, do PSB, aparece no primeiro turno com 29% das intenções de voto, 10 pontos acima do candidato do PSDB, Aécio Neves, que tem 19%, e 5 pontos abaixo de Dilma Rousseff, do PT, que tem 34% dos votos.

Mas o dado mais relevante é a simulação de segundo turno, onde Marina aparece com 45% das intenções de voto, 9 pontos percentuais acima de Dilma, que teria 36%. A pesquisa inverte a vantagem da presidente sobre o então candidato Eduardo Campos, que tinha 29% dos votos, para 41% da candidata do PT. Na simulação de segundo turno com Aécio, a presidente venceria, com 41% dos votos, para 35%, números próximos do levantamento anterior, com ambos perdendo um ponto percentual cada.

A pesquisa muda totalmente o cenário eleitoral e representa o pior pesadelo para Dilma e Aécio. Pela primeira vez, a reeleição da presidente Dilma Rousseff aparece realmente ameaçada. “São quase dez pontos percentuais, ou quase 10 milhões de votos, é muita coisa para alguém conseguir mudar, mesmo com toda a campanha eleitoral”, diz um executivo de um grande banco. Para ele, a candidatura de Aécio também sofre um forte revés. “Vai ser difícil para o Aécio conseguir tirar essa vantagem da Marina”, acrescenta.

Outro ponto importante da pesquisa é que o crescimento de Marina se dá em grande parte pela migração de votos brancos e nulos e dos indecisos. Os votos brancos e nulos caíram de 13% para 7% e os indecisos, de 11% para 8%, ou seja, 9 pontos percentuais de queda que foram, em sua maior parte, para Marina. Mas a diferença entre os 9% de Eduardo Campos e os 29% da candidata atual mostra que votos de outros candidatos também migraram para ela, como mostra a queda de 4 pontos de Dilma e os  também 4 pontos de Aécio. Os chamados candidatos “nanicos” perderam outros 3 pontos.

A queda no número de indecisos também reduz a margem de manobra dos candidatos em tentar ganhar votos ainda sem um destino certo, que seriam mais passíveis de adotar um ou outro candidato. Mas são ainda 8% do eleitorado no primeiro turno, que serão cortejados por Aécio.

No segundo turno com Marina e Dilma, os indecisos são 11%, o que significa que a candidata do PT teria de conquistar quase todos para garantir a vitória. Os que anulariam o voto são 9%, mas esses são mais difíceis de convencer.

Maria tem ainda mais um ponto a favor, que é abaixa taxa de rejeição. Conforme mostra o Ibope, 10% dos eleitores não votariam nela de jeito nenhum, número que sobe para 36% no caso de Dilma e fica em 18% com Aécio.

A notícia positiva para a presidente é que a avaliação ao governo melhorou, com o percentual dos que acham o governo bom ou ótimo subindo de 32% para 34%. Os que acham o governo ruim ou péssimo caíram também dois pontos, de 31% para 29% e os que classificam a administração Dilma como regular passaram de 35% para 36%.

Artigo AnteriorPróximo Artigo