Arena Especial, Notícias do dia

Fique de olho: PF prende Bumlai, amigo de Lula; Turquia derruba jato russo; desemprego vai a 8,9%

PF prende pecuarista Bumlai, amigo de Lula, em nova fase da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (24), em Brasília, o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, na Operação Passe Livre, 21ª fase da Operação Lava Jato. Ele está sendo levado para a Superintendência da PF, em Curitiba, onde ficará preso preventivamente. Bumlai iria depor hoje, às 14h30, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, na Câmara dos Deputados, que investiga operações envolvendo o banco estatal. A Operação Passe Livre investiga indícios de fraude em licitação na contratação de navio sonda pela Petrobras. Estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de condução coercitiva em São Paulo (SP), Lins (SP), Piracicaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Brasília (DF).

Turquia derruba jato russo e cria tensão na Síria

O Ministério de Defesa da Rússia informou nesta terça-feira que um de seus jatos de guerra foi derrubado na Síria, aparentemente por tiros vindos do solo, relatou a agência de notícias Interfax. O Exército turco informou que derrubou uma aeronave após repetidamente alertar sobre violações ao espaço aéreo turco. O Ministério de Defesa russo informou, porém, que o avião Su-24 não violou o espaço aéreo turco. O Ministério informou que os pilotos dos jatos ejetaram e saltaram de paraquedas até o solo.A notícia causou tensão nos mercados pelo receio de um conflito entre Turquia e Rússia, já que o governo turco vinha reclamando há semanas que aviões russos estavam invadindo seu espaço aéreo em suas ações contra militantes do Estado Islâmico na Síria.

Desemprego sobe para 8,9% no terceiro trimestre

O desemprego no país alcançou 8,9% no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro) de 2015, informou hoje (24) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa da série iniciada em 2012. No trimestre anterior (abril, maio e junho), o indicador estava em 8,3%. Os dados divulgados, que fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Trimestral Contínua (Pnad Contínua), indicam que a população desocupada no Brasil chegou a 9 milhões de pessoas. A população ocupada, no terceiro trimestre, corresponde a 92,1 milhões de pessoas. A pesquisa indica, ainda, que cerca de 35,4 milhões de pessoas tinham, no terceiro trimestre, carteira de trabalho assinada no setor privado.

Brasil tem maior número de jovens “nem-nem”

O Brasil tem o maior índice de jovens que não estão estudando, em comparação com os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e parceiros, diz o relatório Education at a Glance 2015: Panorama da Educação, lançado mundialmente hoje (24). Os dados mostram que no Brasil 76% dos jovens entre 20 e 24 anos estão longe dos estudos, enquanto a média dos demais países é 54%. Os dados revelam ainda que a maior parte desses jovens está trabalhando:  52%. O índice de emprego entre as pessoas da faixa etária é também o mais alto entre os países. “Embora o fato de que esses indivíduos não estarem mais estudando seja motivo de preocupação, é importante notar que a maioria deles estava trabalhando em vez de estudando”, acrescenta o relatório, com base em dados de 2013.

Governo envia proposta de orçamento e prevê queda de 1,9% no PIB em 2016

Em documento enviado hoje (23) à Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, o governo estimou queda de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem. A previsão substitui a proposta anterior de 0,2%, em análise na CMO. Os números do documento, enviado pelo Ministério do Planejamento, trazem a revisão dos parâmetros econômicos que subsidiam a elaboração da proposta orçamentária para 2016. No documento, o governo também apresentou uma nova previsão para a inflação oficial no ano que vem. Pelo texto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mudou dos atuais 5,4% previstos no acumulado do ano que vem para 6,47%, o que mostra uma previsão de inflação mais alta do que a consta na proposta orçamentária encaminhada ao Congresso. O governo também está projetando uma queda da atividade industrial de 2,7% em 2016. Anteriormente, a projeção era um crescimento de 0,36%. Em relação às previsões para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que era 5,2% a previsão agora aumentou para 5,52%. Esse índice é usado para os reajustes do salário mínimo.

PIB da Alemanha tem alta de 0,3% no terceiro trimestre

Nova estimativa para o PIB no terceiro trimestre do ano veio em linha com sua prévia: alta de 0,3% sobre o trimestre anterior e 1,8% sobre o mesmo período do ano passado. No segundo trimestre do ano o PIB cresceu 0,4% em termos trimestrais e 1,6% em termos anuais. Já o Índice de Clima de Negócios do Instituto IFO subiu de 108,2 para 109,0 em novembro, como esperado, indicando estabilidade no período. O resultado se explica pelo subíndice de avaliação da situação atual, que passou de 112,7 para 113,4 e pelo subíndice de expectativas, que subiu de 103,9 para 104,7 pontos.

Com informações das agências Reuters e Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo