Arena Especial, Notícias do dia

Fique de Olho: confiança do consumidor sobe em maio; PF cumpre nova fase da Lava Jato e Jucá deixa o Planejamento

Confiança do consumidor sobe 3,5 pontos em maio, diz FGV

As expectativas com relação ao consumo melhoraram significativamente e a confiança do consumidor brasileiro registrou alta em maio. O resultado deu um alívio no indicador após dois meses seguidos de queda. É o que aponta a pesquisa divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas. A FGV informou que seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,5 pontos em maio, atingindo 67,9 pontos.

Publicada exoneração de Romero Jucá no Diário Oficial

O Diário Oficial da União publicou hoje o decreto com a exoneração do ministro do do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá. Ontem, Jucá (PMDB-RR) anunciou que iria se licenciar do cargo até o Ministério Público Federal se manifestar sobre as denúncias contra ele. Antes disso, Jucá negou que tenha tentado obstruir as investigações da Operação Lava Jato e chegou a dizer que não iria pedir afastamento do cargo, além de afirmar que não temia ser investigado.

Polícia Federal deflagra a 30ª fase da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram nesta manhã os trabalhos da 30ª fase da Operação Lava Jato. A Operação Vício tem a participação de cerca de 50 policiais federais e dez servidores da Receita, que cumprem 28 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e nove de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As investigações estão relacionadas ao esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos firmados com a Petrobras.

Relator apresenta parecer favorável à prorrogação da DRU até 2019

Uma das medidas que podem dar um pequeno alívio nas contas do governo, a proposta de emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), teve seu texto apresentado hoje na comissão especial da Câmara destinada a analisar a proposta, após seis meses de trabalho. O texto do relator, deputado Laudivio Carvalho (SD-MG), prorroga até 31 de dezembro de 2019 a medida fiscal que expirou em dezembro de 2015. Um pedido de vista coletivo adiou a votação no colegiado para a próxima semana.

BTG Pactual vai buscar indenização de Generali por punições aplicadas contra BSI

O banco BTG Pactual informou hoje que vai pedir uma indenização ao grupo Generali contra as punições sofridas pelo banco suíço de investimento BSI no escândalo de lavagem de dinheiro envolvendo um fundo soberano da Malásia. As penalizações foram aplicadas por autoridades na Suíça e em Cingapura. A autoridade regulatória da Suíça aplicou reversão de lucros obtidos pelo BSI com “operações faltosas” referentes a contas bancárias mantidas no BSI de Cingapura associadas ao fundo soberano da cidade-estado.

As informações são da Reuters e Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo