Arena Especial, Notícias do dia

Fique de Olho: Aécio se aproxima de Marina, confiança de serviços tem queda e IPC-S tem alta em setembro

Ibope: Dilma tem 39% das intenções de voto; Marina, 25% e Aécio, 19%

Na sondagem atualizada pelo Ibope e divulgada na noite de ontem, a candidata petista Dilma Rousseff registrou 39% das intenções de voto entre os brasileiros. Marina Silva, do PSB, ficou com 25%, e Aécio Neves, do PSDB, ficou com 19%. Anteriormente, os candidatos haviam conquistado 38%, 29% e 19%, respectivamente. Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a primeira teria 42% dos votos contra 38% conquistados por Marina, o que configuraria empate técnico devido à margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais. Se Dilma enfrentasse Aécio, teria  45% dos votos, o tucano ficaria com 35%. Brancos e nulos somariam 12%, já os indecisos, 8%.

Datafolha aponta queda de pontos de Marina sobre Aécio

Também divulgada ontem, a pesquisa do Datafolha mostrou uma queda na vantagem de Marina Silva, do PSD, sobre Aécio Neves, do PSDB. Agora, ela tem 25% das intenções de voto ante 20% marcados por Aécio. Excluindo votos brancos ou nulos, a petista Dilma Rousseff tem 45%, Marina 28% e Aécio 22%. Em um provável segundo turno, a vantagem de Dilma sobre Marina cresceu oito pontos, 49% contra 41%. Na pesquisa anterior houve empate técnico entre as duas, 47% e 43%. Numa eventual disputa com o tucano, Dilma venceria com 50% contra 41% das intenções de votos.

Confiança de serviços cai 3,2% em setembro

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve o menor nível em cinco anos no último mês. Setembro fechou 3,2% menor na comparação com agosto deste ano. O indicador ficou a 100,7 pontos contra 104,0 pontos no mês anterior, o menor patamar desde março de 2009.

IPC-S tem alta de 0,49% em setembro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou setembro com alta de 0,49% ante uma aceleração do mês anterior de 0,12%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na comparação com os resultados da terceira quadrissemana do último mês, o destaque ficou com o grupo de Transportes, que cresceu 0,51% após avanço de 0,29%.

Vendas de supermercados crescem em agosto

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) registrou uma alta nas vendas reais do segmento de 2,63% em agosto ante o mesmo período em 2013. Na comparação com julho, os dados do Índice Nacional de Vendas tiveram avanço de 2,53%, já descontada a inflação. No acumulado dos primeiros oito meses deste ano, o aumento foi de 1,63% na comparação com o mesmo mês no ano passado. Os resultados positivos já eram esperados pelo setor, que aguarda um aquecimento das vendas após outubro, por conta das festas de fim de ano.

PMI mostra estabilização da indústria na China

O Índice de Gerentes de Compras, PMI, na sigla em inglês, apontou um crescimento estável da indústria chinesa em setembro. Embora continue fraco, o setor ficou em 51,1 no mês, ligeiramente acima da estimativa de 51,0, segundo dados da Agência Nacional de Estatísticas. As informações foram divulgadas um dia após o país cortar da taxa hipotecária pela primeira vez desde a crise financeira mundial de 2008. A ideia é reforçar a economia local que em sofrido com o esfriamento do mercado interno e de imóveis. Mesmo com a demanda considerada fraca, o PMI divulgado hoje é mais voltado para fabricantes de grande porte e estatais que apresentaram uma demanda por produtos maior do que no exterior.

Indústria da zona do euro tem nova desaceleração em setembro, aponta PMI

O crescimento industrial da zona do euro teve uma nova desaceleração em setembro, de acordo com dados do PMI, o Índice de Gerentes de Compras. A região registrou uma queda na demanda doméstica e do exterior. As fábricas chegaram a cortar preços no último mês pela primeira vez desde abril. A indústria local marcou PMI/Markit de 50,3, menor patamar desde julho de 2013. A expectativa era de 50,5 ante agosto que atingiu 50,7.

Com informações da Reuters e Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo