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Confiança do comércio cai 14,6% em fevereiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 14,6% em fevereiro deste ano, na comparação com fevereiro do ano passado. O indicador alcançou 100,6 pontos e ficou perto do campo negativo: menos de 100 pontos. O índice foi divulgado nesta quinta-feira.

Pela metodologia da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), se o índice registrar acima de 100 pontos, significa que há mais empresários com percepções positivas do que negativas da economia. Menos de 100 significa o contrário, ou seja, que a maioria dos empresários tem percepção negativa da conjuntura econômica.

Segundo os dados divulgados, oito dos nove subíndices que medem as expectativas dos empresários chegaram ao menor patamar na série histórica, iniciada em março de 2011.

Os dados apontam como principal responsável pela queda anual da confiança a avaliação do empresários com relação às condições correntes da economia. Em fevereiro, quatro em cada cinco empresários do setor (79,8%) consideram que a economia piorou.

A pesquisa revela um empresariado mais cauteloso e menos propenso a investir. Para 47,1% dos entrevistados, o realinhamento das atividades do setor ao menor ritmo de crescimento das vendas justifica a contração.

Para o economista da CNC, Fabio Bentes, uma conjuntura de fatores leva ao aumento do pessimismo no setor. “A menor expectativa em relação ao crescimento real da receita do setor, a elevação dos gastos a partir dos reajustes de tarifas públicas e o encarecimento do crédito deverão levar os empresários a ações mais cautelosas ao longo do ano.”

A desaceleração do mercado de trabalho, o encarecimento do crédito e a inflação levaram a CNC a revisar as previsões do crescimento do volume de vendas do setor de 2,4% para 1,7% ao final de 2015. De acordo com a CNC, a se confirmar essa projeção, esse será “o pior resultado dos últimos 12 anos”, uma vez que em 2003 o volume de vendas no varejo caiu 3,7%.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio é apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do varejo. O objetivo é detectar as tendências das ações empresárias do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas situadas em todas as capitais do país. Os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de 0 a 200 pontos.

As informações são da Agência Brasil.

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