Arena Especial, Notícias do dia

Com juros negativos, bancos europeus pagam para quem pegar empréstimo

Imagine entrar em um banco e o gerente oferecer dinheiro e ainda pagar para você pegar um empréstimo. Essa situação absurda está de certa forma acontecendo na Europa, uma vez que a situação econômica está tão feia que os bancos não tem para quem emprestar e o Banco Central Europeu (BCE) hoje cobra dos bancos que querem guardar o dinheiro com ele. Em alguns casos, os bancos estão “pagando” para quem já tirou empréstimo, reduzindo as dívidas.

As baixas taxas de juros na Europa estão tornando difícil a vida de alguns bancos na hora de emprestar dinheiro, mostra reportagem do “The Wall Street Journal”. Com a taxa básica de juros do BCE estagnada em zero ou negativa para tentar estimular os negócios, as pessoas não recebem nada ou até têm de pagar para deixar o dinheiro aplicado nos bancos. Estes, por sua vez, enfrentam o dilema entre não emprestar ou emprestar e perder dinheiro.

Sem ter para quem emprestar, os bancos se veem obrigados a repassar uns aos outros os recursos no chamado mercado interbancário, tendo de pagar uma pequena porcentagem equivalente ao juro de referência, como a taxa interbancária da zona do euro, a Euribor. Com isso, a Euribor tem ficado negativa em algumas ocasiões.

Em países como a Grécia, Portugal e Espanha, a situação piora ainda mais. Com as economias enfraquecidas, beirando a recessão ou a deflação, é ainda mais desvantajoso pegar empréstimos, pois não há onde investir, o que deixa os bancos sem ter para quem emprestar.

Segundo a reportagem, pelo menos um banco espanhol, o Bankinter SA, vem pagando juros a alguns clientes em seus títulos de hipoteca, que são deduzidos do valor principal que o cliente deve.

Os bancos, por sua vez, se voltam para os bancos centrais para repassar os prejuízos ou, ao menos, receber uma orientação. Como resposta, o Banco Central de Portugal decidiu que os bancos teriam de pagar sobre os empréstimos existentes caso a Euribor esteja abaixo de zero. Em Portugal, mais de 90% dos 2,3 milhões de contratos hipotecários estão atrelados à Euribor.

A taxa de seis meses da Euribor atualmente está em 0,078%. Caso ela se torne negativa, milhares de contratos de empréstimo serão impactados e trarão um enorme prejuízo aos bancos emprestadores.

Ainda tem de pagar

A leitora Malu Oliveira, que mora na Alemanha, explica que não é que os bancos estão pagando para emprestar. O que há é uma forte queda nos juros do crédito. Ela tirou um financiamento de € 200 mil para comprar um apartamento com juros de 2% ao ano, baixíssimos mesmo para os padrões dos países desenvolvidos. Malu diz que o banco dela ainda não cobra, mas outros estão cobrando para quem deixar o dinheiro em conta corrente. Mas as contas de poupança ainda pagam juros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo