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Anatel determina que operadoras de telefonia melhorem indicadores de qualidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às operadoras da telefonia móvel que melhorem seus indicadores de qualidade de rede em todos os municípios brasileiros. A determinação foi publicada hoje no Diário Oficial da União e estabelece prazo de 6 a 15 meses para que Claro, CTBC, Nextel, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo melhorem seus indicadores.

A Anatel estipulou que os resultados dos indicadores de Acesso às Redes de Voz e de Dados devem ser superiores a 85% e os dos indicadores de Queda de Voz e de Dados devem ser inferiores a 5%.

Na avaliação da Anatel, realizada em março de 2015, a qualidade no acesso e queda das redes de voz e dados foi cumprida em 93,7% pela Claro,  93,7%, 90,1% pela TIM, 86,1% pela Oi, 83,8% pela Vivo, 63,9% pela CTBC e 50% pela Sercomtel.

As cidades atendidas por apenas uma operadora (329 municípios no total) têm até seis meses para se regularizar. Os municípios atendidos por duas operadoras (atualmente 247) têm até nove meses para se enquadrar as regras, e os demais municípios têm até 15 meses para serem atendidos de acordo com as novas normas.

As operadoras também deverão apresentar em até 60 dias um plano para envio de SMS aos usuários para informá-los sobre o ranking de qualidade de rede disponibilizado pela Agência, que existe desde 2013. O ranking pode ser conferido no site da Anatel ou no aplicativo “Anatel Serviço Móvel” para iOS, Android e Windows Phone.

 

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