Ações na Arena, Índices

Terceira prévia do Ibovespa traz Marcopolo; MMX e Brookfield saem

A BM&FBovespa anunciou hoje a terceira prévia do Índice Bovespa, com a entrada da ação preferencial (PN, sem voto) de Marcopolo, código POMO4, no principal referencial do mercado brasileiro. Saem do índice, que passa a ter 69 papéis de 65 empresas, as ações ordinárias (ON,com voto) da Brookfield, código BISA3, e as ON da MMX Mineração, código MMXM3.

Petrobras, estrela do mercado nos últimos meses por conta do cenário eleitoral, teve sua participação no Ibovespa ampliada de 7,795% na carteira atual para 8,643% na terceira prévia, no caso do papel PN. O ON passou a fazer parte dos cinco mais negociados, com 5,455%.

Já Itaú Unibanco PN, papel de maior peso no índice, teve sua participação reduzida de 9,973% para 9,931%. Bradesco PN subiu de 7,481% para 7,584% e Ambev ON aumentou de 5,8% para 6,643% na nova prévia. Os números mostram um perfil diferente das empresas em relação ao antigo Ibovespa, que levava em conta apenas o volume negociado. Hoje, empresas com grande valor de mercado ganham destaque.

Também a carteira do IBr-X 100, índice mais amplo, com 100 empresas e também muito usado pelos gestores de fundos de ações, teve alterações, com a entrada de Arteris ON e a unit (recibo de ações) da Via Varejo. Sai do indicador o papel ON da Copasa.

IBr-X 50 volta a ter 50 papéis

O IBr-X 50 voltou a ter 50 papéis na terceira prévia do mês, com a entrada de Qualicorp ON e Souza Cruz ON e a saída de Brasken PNA. O índice perdeu um papel com a incorporação de Anhanguera pela Kroton (o peso das duas foi somado), e agora volta ao número regular. Sem essa fusão, outro papel, Gafisa, teria saído do índice, diz um especialista do mercado.

Terceira com carteira mais recente

Comparando a terceira prévia com a mais recente, de 28 de agosto, o papel que mais ganhou peso no índice foi Ambev, que passou de 5,22% para 6,643%. Em seguida vem Ultrapar ON, que subiu de 1,79% para 2,267%. Kroton ON subiu de 2,144% para 2,471%. A carteira teórica é atualizada diariamente de acordo com as negociações de cada dia e divulgada pela Bovespa, para que o mercado saiba como o referencial está se ajustando.

Os papéis que mais perdem espaço no Ibovespa em relação à carteira mais recente são Itaú PN, que cai de 10,199% ontem para 9,931%, Petrobras PN, que cai de 8,910% para 8,643% e Bradesco PN, de 7,833% para 7,584%. Essas mudanças podem ter impacto nos preços das ações no pregão de hoje.

A participação no Ibovespa e em outros índices é importante para as empresas pois eles são usados como referenciais para grandes investidores, como fundos de pensão, montarem suas carteiras. Assim, eles podem acompanhar mais facilmente o desempenho de seus investimentos. As ações dos índices em geral são também mais líquidas e mais acompanhadas pelos analistas, por isso tendem a se valorizar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo