Arena Especial, Imóveis

Preços de imóveis subiram 0,4% em outubro, diz FipeZap

O preço médio dos imóveis do país subiu 0,45% em outubro em relação ao mês anterior, acumulando alta de 5,88% em 2014, de acordo com o índice FipeZap. O indicador, que estima o preço médio do metro quadrado em 20 cidades a partir de anúncios na internet, registrou aumento de 8,23% nos últimos 12 meses.

 Levando em conta a variação esperada para o IPCA de outubro, que de acordo com o Boletim Focus deve ficar em 0,50%, o preço dos imóveis subiu ligeiramente menos do que a média dos demais preços da economia em outubro. Mas, no acumulado do ano, a variação está 0,75 ponto acima do IPCA projetado. A Fipe destaca, porém, que em oito das 20 cidades, a alta no ano já está menor do que a inflação.

Considerando o acumulado em 12 meses, esta foi a décima desaceleração consecutiva do movimento de alta desde os 13,8% de novembro do ano passado. O percentual reforça a expectativa de desaceleração dos preços depois das fortes altas dos últimos anos. A gradual redução dos reajustes indica menor ritmo de vendas no segmento, acompanhando a economia em geral, avalia a Fipe.

Menores altas em SP e RJ

O relatório mostra que houve desaceleração em São Paulo, com alta de 0,30% em outubro, e no Rio, com 0,35%, as menores variações mensais desde o início do levantamento, em 2008. Em setembro, ambas as cidades haviam subido 0,40%. Além delas, outras cinco cidades tiveram alta do preço médio menor que o IPCA esperado, sendo que Brasília e Florianópolis apresentaram queda, de 0,02% e 0,55%.

A maior alta foi de Niterói, com 1,13%, seguida de Vila Velha, com 1,05%.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo