Arenas das Empresas, Governança

Presidente da Vale assumirá comando do Conselho da Petrobras; ações caem

O governo indicou Murilo Ferreira, presidente da Vale, para o comando do Conselho de Administração da Petrobras, em mais uma tentativa de melhorar a imagem da empresa diante do mercado. Ferreira é respeitado por investidores, especialistas e analistas e havia sido cotado para assumir a presidência executiva da empresa, que acabou ficando com o ex-presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendini.

Ferreira deverá acumular os cargos na Vale na Petrobras e sua indicação deverá ajudar a melhorar o clima e a credibilidade dos números que a estatal do petróleo deve divulgar em breve, e que terão de incluir as perdas provocadas pela corrupção e pelo superfaturamento de obras descobertos na Operação Lava Jato. A abrangência das perdas, estimadas inicialmente em R$ 80 milhões, mas revistas depois sob a pressão do governo, preocupa o mercado.

Hoje, os papéis da Petrobras estão em queda, de 0,96% os preferenciais (PN, sem  voto) e de 1,30% os ordinários (ON, com voto). O mercado ainda reflete os problemas da empresa com o balanço e o fato de ela não ter submetido à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ainda os critérios para contabilizar as perdas com as irregularidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo