Arena Especial, Banco Central

Pesquisa mostra aposta na manutenção da Selic em 14,25% amanhã

Pesquisa feita pela corretora britânica Tullett Prebon com 48 participantes de mercado mostra que a grande maioria, 45 dos consultados, acredita na manutenção dos juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) que começou hoje e termina amanhã. A taxa básica Selic está em 14,25% e esta será a terceira reunião sem reajuste, apesar de a inflação oficial, o IPCA, continuar em alta, devendo superar 10% ao ano no acumulado de 2015, bem acima do limite da meta de 6,5%.

Mais preocupante ainda, a projeção para a inflação do ano que vem já está em 6,64% na mediana das estimativas do mercado, segundo o relatório Focus do Banco Central divulgado ontem. Isso significa que as expectativas para os preços estão “desancoradas” no jargão do BC, ou seja, o mercado não acredita que o juro atual vai ser suficiente para segurar a inflação. Assim, aumentam as chances de os juros voltarem a subir no ano que vem.

A pesquisa da Tullett indica que os três votos que não seguem a maioria pela manutenção dos juros amanhã se dividem em redução de 0,5 ponto percentual, aumento de 0,25 ponto e de 0,5 ponto.

Já para a próxima reunião, dos 48 consultados, a aposta na manutenção da Selic é menor, com 40 votos. Cinco acreditam numa alta de 0,25 ponto percentual e dois em um aumento de 0,5 ponto. Um apenas acredita em redução, de 0,5 ponto percentual. Uma divisão coerente com as estimativas de inflação mais alta para 2016.

Artigo AnteriorPróximo Artigo