Arena Especial, Banco Central

Itaú eleva estimativa do juro básico para 12,5% com aumentos de 0,5 ponto

O Banco Itaú Unibanco elevou a expectativa para os juros e agora espera que o Banco Central (BC) acelere a alta da taxa básica para 0,5 ponto percentual nas próximas duas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), ante 0,25 ponto na última reunião.

Além dessas altas, em dezembro e janeiro, haveria ainda mais um ajuste, de 0,25 ponto em março, com o juro Selic parando em 12,5%, 1,25 ponto acima dos atuais 11,25% ao ano. A estimativa anterior do Itaú era de três ajustes de 0,25 ponto nas três reuniões e uma taxa Selic final de 12%.

A revisão da estimativa foi motivada pela alta do dólar nas últimas semanas, o que deve pressionar a inflação. O real já se depreciou 9% neste ano e 64% desde o piso de 2011. Somente neste mês, a taxa de câmbio se depreciou 4% em relação à média de outubro, atingindo R$ 2,61 por dólar. “A nosso ver, essa deterioração adicional ao balanço de riscos para a inflação deve levar a uma reação mais contundente da política monetária já na próxima reunião”, diz o relatório do Itaú.

O banco cita ainda as declarações do diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, que afirmou que o Copom “não será complacente com a inflação e, se necessário for, no momento certo”, pode recalibrar sua ação de política monetária.

Há ainda o efeito não muito claro do risco maior de inflação de alimentos no atacado e dos preços administrados, apesar de o núcleo da inflação ter melhorado com o recuo dos aumentos dos serviços.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo