Ações, Ações na Arena

Tereos recompra apenas 20% de ações em OPA e deixa o Novo Mercado

A Tereos Internacional fez hoje uma oferta pública para fechamento de seu capital na BM&FBovespa*. A oferta pública de aquisição de ações (OPA) da companhia totalizou a compra de apenas 1.021.862 papéis, 20,7% da proposta da controladora francesa, de recomprar 4.934.942 de ações por R$ 65 cada. Assim, pelo leilão, a Tereos teria de continuar na bolsa, mas deixará o Novo Mercado, como já havia anunciado.

Mas a companhia informou, no edital da oferta, que os investidores poderiam aprovar o fechamento de capital mesmo sem vender as ações. Para isso, teriam de assinar um formulário próprio de manifestação indicando que concordavam com o cancelamento de registro de empresa com ações em bolsa (categoria A) e que não desejavam vender as ações e que sabiam que, após o cancelamento, as ações não poderiam ser mais negociadas na BM&FBovespa. O prazo de entrega das declarações terminou ontem e a empresa ainda não informou o total de manifestações recebidas, que poderiam completar os dois terços.

Para conseguir sair da bolsa brasileira, a produtora de açúcar, dona da marca Guarani, de álcool, etanol, amido e adoçantes, pela forma tradicional, teria de comprar mais de dois terços do total de suas ações em circulação.

Mesmo sem atingir o mínimo para fechar o capital, a empresa deixa imediatamente o Novo Mercado, que concentra exigências mais rígidas de governança corporativa, e passa a pertencer apenas à categoria A, como simples companhia com ações em bolsa, sem obrigações específicas, até que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), analisando o resultado da OPA e as declarações por escrito dos investidores aprovando a mudança, aprove a saída da bolsa.

Segundo a Tereos, a decisão foi tomada diante da “ausência de planos de acesso ao mercado de capitais, em um futuro próximo”, além de um esforço de redução de custos. Já que não pretende captar recursos no mercado, a empresa prefere fechar seu capital.

*Corrige informação que o fechamento de capital teria fracassado. Parte dos acionistas pode ter aprovado a medida por meio de declarações e não precisariam vender suas ações no leilão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo