Ações, Ações na Arena

Ibovespa tem leve alta após queda do PIB e à espera de nova pesquisa eleitoral

O Índice Bovespa opera em leve alta no pregão de hoje, tendo como principal destaque a queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre. Os investidores mantêm a cautela, enquanto esperam também a divulgação de nova pesquisa eleitoral. Por volta das 11h45, o Ibovespa subia 0,29%, chegando a 60.466 pontos.

A economia brasileira encolheu 0,6% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, de acordo com informações divulgadas há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi ainda maior, de 0,90%. No acumulado em 12 meses, a economia cresce 1,40%. Em valores correntes, o PIB brasileiro chegou a R$ 1,27 trilhão no segundo trimestre.

A conta da Indústria foi uma das que mais pesou para que a economia brasileira entrasse em recessão técnica no segundo trimestre. O PIB do setor encolheu 1,50% em relação ao período anterior e caiu 3,40% na comparação com 2013.

Pesquisa eleitoral

Em meio à repercussão da atividade econômica no Brasil, os investidores aguardam também a divulgação da pesquisa de intenção de voto elaborada pelo Datafolha entre ontem e hoje. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo deve ser divulgada no Jornal Nacional. Para o levantamento, foram entrevistados 2.884 eleitores.

A pesquisa será a primeira realizada após o primeiro debate entre presidenciáveis, realizado na terça-feira pela Rede Bandeirantes. As duas pesquisas mais recentes, divulgadas entre sexta-feira passada e a última segunda-feira, mostraram que a candidata do PSB, Marina Silva, ultrapassou Aécio Neves, do PSDB, ficando em segundo lugar na preferência dos eleitores. Os números mostraram ainda que, em um eventual segundo turno, Marina venceria a presidente Dilma Roussseff, do PT, candidata à reeleição.

Ibovespa

As ações preferenciais (PN, sem voto) da Telefônica lideram as altas do Ibovespa na manhã de hoje, subindo 4,70%. Sua controladora, a espanhola Telefónica, segue em destaque no noticiário corporativo. A companhia, que negocia com a francesa Vivendi a compra da brasileira GVT, acredita que a operação proporcionará sinergias de 4,7 bilhões de euros e melhorará em 50 pontos base o crescimento do resultado operacional da controladora até 2016.

Outras altas de destaque no pregão de hoje são de Cosan ON (+1,82%), Banco do Brasil ON (+1,71%), Rossi ON (+1,43%) e CCR ON (+1,43%).

Na outra ponta, os papéis que mais caem são CSN ON (-2,91%), JBS ON (-2,68%), MMX ON (-2,47%), Klabin Unit (-1,65%) e Vale ON (-1,64%). As siderúrgicas e a Vale seguem em queda, dando sequência ao movimento de ontem e repercutindo dados negativos da economia chinesa.

Bolsas no exterior

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações oscilam entre ganhos e perdas. O Índice Dow Jones cai 0,08%, enquanto o S&P 500 sobe 0,04%. O Índice Nasdaq tem 0,19% de valorização.

Na Europa, o viés é de queda. O índice pan-europeu Euro Stoxx 50 recua 0,35% e o FTSE 100, da Bolsa de Londres, perde 0,32%. O Índice CAC, de Paris, recua 0,21% e o DAX, de Frankfurt, recua 0,60%.

Artigo AnteriorPróximo Artigo