Ações, Ações na Arena

Na Bovespa, empresas não financeiras têm queda de vendas pelo 4º trimestre consecutivo

As companhias brasileiras de capital aberto registraram queda de 4% nas vendas no segundo trimestre deste ano, ante os mesmos meses de 2014. Trata-se do quarto trimestre seguido de recuo entre empresas não financeiras na BM&FBovespa, segundo levantamento da consultoria Economática.

A pior baixa nas vendas aconteceu de janeiro a março de 2015, quando a diminuição chegou aos 4,4% na análise anual. Na ponta positiva, o maior avanço das vendas ocorreu de abril a junho de 2010, período em que as companhias nacionais tiveram ganhos de 13,9%, acima da inflação.

Desde 2003, 10 em 50 trimestres tiveram diminuição nas vendas. O cálculo da consultoria considera o crescimento ajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Brasil x México

Na comparação com a segunda maior economia da América Latina, as companhias brasileiras ficaram para trás. Em 11 dos 18 meses analisados, as companhias mexicanas tiveram desempenhos superiores. Quando analisados os últimos quatro trimestres, elas somaram crescimento real acima da inflação do México, enquanto as brasileiras perderam no mesmo período.

vendas_cias_abertas_BrasilxMéxico_Economática

Artigo AnteriorPróximo Artigo