Ações na Arena

Caixa espera lançar seu ETF de Ibovespa nas próximas semanas

A Caixa Econômica Federal espera lançar nas próximas semanas seu primeiro ETF (Exchange Traded Fund, ETF), fundo com cotas negociadas em bolsa. Segundo Alenir de Oliveira Romanello, superintendente nacional de desenvolvimento de produtos de ativos de terceiros, o ETF, que reproduzirá a carteira do Índice Bovespa, aguarda autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nos próximos dias.

Com isso, o ETF poderá ser lançado nas próximas semanas. Ela lembra que a Caixa ganhou a concorrência para criar o segundo ETF do mercado vinculado ao Ibovespa em março, completaram a montagem dos processos em julho, mas aguardavam a autorização da CVM para o lançamento. Uma vez aprovado pelo órgão regulador, que estaria analisando o fundo esta semana, a Caixa teria até 30 dias para lançar o ETF. “Mas queremos lançá-lo em uma semana, dez dias no máximo” diz ela, que acredita na aprovação ainda esta semana.

O ETF de Ibovespa deverá ser um instrumento importante para a Caixa levar o mercado de ações para o varejo, que forma grande parte de sua clientela. A BM&FBovespa conta com a capacidade de distribuição da Caixa para popularizar os ETFs, que permitem ao investidor diversificar sua aplicação comprando cotas que reproduzem toda a carteira do Índice Bovespa. Dessa forma, ao comprar uma cota, o investidor tem todas as ações do índice.

O primeiro ETF de Ibovespa foi lançado no fim de 2008 pela BlackRock. Hoje é o ETF mais negociado no mercado brasileiro, respondendo por 70% dos negócios. A BlackRock tinha um acordo de exclusividade com a BM&FBovespa para usar do Ibovespa, acordo que terminou este ano.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo