Ações, Ações na Arena

BTG Pactual: Cosan, Rossi e Eletropaulo devem deixar o Ibovespa em 2015

De acordo com relatório do BTG Pactual, a Cosan, a Rossi e a Eletropaulo devem deixar a carteira do Índice Bovespa no ano que vem. Na contramão, os analistas da corretora acreditam que existe uma possibilidade de a Multiplan entrar para o indicador no lugar da construtora Rossi. No próximo dia 1º de dezembro, a BMF&Bovespa deve anunciar a primeira prévia do rebalanceamento de seus índices para 2015.

As mudanças nas carteiras são importantes para os mercados porque muitos investidores as usam para orientar suas aplicações. Um papel que deixa um índice ou reduz sua participação perde um pouco do interesse dos investidores e, por consequência, de sua liquidez.

Segundo o documento, as companhias que enfrentarão mais tensões neste período de mudanças do índice serão a Souza Cruz, na compra, além de BR Foods e Ambev, na venda, perdendo 0,88 e 0,65 ponto percentual de suas participações, respectivamente. Com isso, o peso da BRF no indicador cairia de 3,50% para 2,62% e o da fabricante de bebidas Ambev passaria de 6,64% para 5,99%.

Com o rebalanceamento do Ibovespa, os bancos tenderiam a ganhar mais participação (0,42 ponto percentual), com ItaúUnibanco em destaque. Outros setores beneficiados seriam o de Óleo e Gás (0,34 ponto percentual), Mineração (0,18 ponto percentual), Financeiro (0,15 ponto percentual) e Varejo (0,15 ponto percentual). As baixas seriam das áreas de Alimentos e Bebidas (1,51 ponto percentual) e Químico (0,08 ponto percentual), informa o BTG.

IBrX-50 e IBrX
O BTG analisou também as mudanças previstas para as carteiras dos índices Brasil 50 (IBrX-50) e Brasil 100 (IBrX-100). As principais alterações esperadas no IBrX-50 são a entrada de ALL Logística e a saída de Gafisa e Cosan. No IBrX, os novos participantes esperados são Brookifield, Copasa, Direcional e Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, enquanto MMX, Prumo, Eneva e Arteris devem deixar o índice.

Assinam a análise Carlos Sequeira e Fabio Levy.

Artigo AnteriorPróximo Artigo