Vale diz que ação de R$ 20 bi contra Samarco foi extinta

A Vale informou hoje que a ação civil pública ajuizada pela Sociedade Humanitária Nacional (Sohumana) contra a Samarco Mineração e suas acionistas, a BHP Billiton Brasil e a Vale, na 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro, foi julgada extinta, sem resolução do mérito, por sentença transitada em julgado. A ação foi comunicada ao mercado pela Vale em 7 de dezembro de 2015 e solicitava o pagamento de indenização de R$ 20 bilhões por danos ambientais e patrimoniais causados pelo acidente na barragem de Fundão da Samarco, na Cidade de Mariana, no Estado de Minas Gerais.

Parente defende preferência de investimento da Petrobras no pré-sal e cita “quadrilha”

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou hoje que a empresa apoia a revisão da Lei de Partilha com a substituição da obrigatoriedade de participação com pelo menos 30% dos investimentos em cada campo de exploração do pré-sal pelo direito de preferência, de acordo com a avaliação de onde é melhor fazer parte do negócio. Ele disse que a empresa foi vítima de uma “quadrilha”, disse ser contra uma capitalização da empresa pelo Tesouro e defendeu o conteúdo nacional pela competência, não pela reserva de mercado.

Bolsa de Nova York anuncia suspensão de negócios com ADR da Eletrobras

A decisão da Nyse ocorreu depois que, na véspera, a Eletrobras deixou de entregar às autoridades americanas o balanço auditado da empresa. Segundo a Bolsa de Nova York, a empresa tem o direito de solicitar revisão da medida. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que participou, no Rio de Janeiro, da solenidade de abertura do 13º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), informou que amanhã a Eletrobras vai recorrer da decisão.

Receba nossas novidades no seu e-mail.
Enviar