Arena dos Minoritários, Arenas das Empresas

CVM suspende OPA de fechamento de capital do Indusval após banco afirmar que negocia parceria

A Superintendência de Registro de Valores Mobiliários (SRE) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou hoje a suspensão da oferta pública de aquisição de ações (OPA) para cancelamento de registro de Banco Indusval S.A, alegando insuficiência de informações aos acionistas.  A CVM concedeu registro para companhia em 16/6/2017 para a oferta. O banco avisou o mercado que adiaria a oferta pois está em negociações com um parceiro estratégico que, segundo o mercado, seria o chinês Shangai Pengxin Group, que já tem negócios com o Indusval na área de financiamento à exportação. O Indusval não informou quem é o parceiro com quem negocia.

A suspensão ocorreu em virtude da informação divulgada, por meio de Fato Relevante do banco, datado de segunda-feira, 26 de junho, de que “a Companhia encontra-se em tratativas confidenciais de parcerias estratégicas que, apesar de não envolverem a transferência de controle da Companhia, poderão, caso sejam concretizadas, impactar a sua rentabilidade futura e a decisão do acionista com relação à adesão ou não à Oferta”.

Outro motivo, segundo a CVM, é o entendimento de que a documentação mais atualizada da OPA, com base na qual foi concedido registro da operação, não apresenta a adequada informação quanto à companhia. Desta forma, os acionistas destinatários da Oferta não tiveram acesso aos elementos necessários à tomada de uma decisão refletida e independente quanto à sua aceitação, conforme prevê o inciso II do art. 4º da Instrução CVM 361.

Com a suspensão, a Superintendência também determinou que seja encaminhada, em até 90 dias, a documentação atualizada da Oferta, considerando o desfecho das tratativas em curso, informadas por meio do Fato Relevante mencionado anteriormente.

A suspensão poderá ser revogada, caso as irregularidades apontadas sejam devidamente corrigidas. Caso contrário, a OPA poderá ser cancelada, nos termos do inciso III do § 2º do art. 4º da ICVM 361.

Artigo AnteriorPróximo Artigo