Arenas das Empresas, Notícias do dia

Com dois filhos presos, fundador assume a presidência da JBS; Wesley Filho ajudará na gestão

A JBS informou hoje que o fundador da empresa, José Batista Sobrinho, vai assumir a presidência na empresa, depois que seu filho Wesley Batista, atual presidente, foi preso pela Polícia Federal acusado de uso de informação privilegiada no mercado de ações. Seu outro filho, Joesley, que também exercia funções importantes na empresa e admitiu ter pago propinas para diversos políticos nos últimos anos, também está preso, após ter seu acordo de delação premiada revogado pela Procuradoria Geral da República. Segundo o comunicado, José Batista completará o mandato de Wesley, conforme decisão do Conselho de Administração da Companhia, que o elegeu por unanimidade em reunião ontem.

Grupo de apoio terá executivos e neto

O Conselho também definiu a criação de um Time Global de Liderança, responsável por assessorar a presidência em tomada de decisões. Este time é composto por três executivos: Gilberto Tomazoni, André Nogueira e Wesley Batista Filho, neto de José Batista e filho de Wesley, que comandam algumas das principais áreas de negócios da JBS e que seguem com suas atribuições e responsabilidades atuais.

A empresa está também às voltas com tentativas de acionistas de retirar a família do comando. A ação é coordenada pelo BNDES, segundo maior acionista da JBS. Há pressão também de bancos credores, liderados pela Caixa Econômica Federal. O governo federal abriu guerra à família Batista depois que Joesley gravou o presidente Michel Temer em conversa no Palácio do Jaburu, gravação que quase derrubou o governo.

Segundo o comunicado, José Batista Sobrinho foi o primeiro presidente da JBS, empresa que criou em 1953. Conhecido como Zé Mineiro, ele é membro do Conselho de Administração da companhia há mais de dez anos.

Gilberto Tomazoni, presidente global de operações, está na empresa desde 2013 e tem mais de 30 anos em posições de liderança no setor de alimentos. Uma das principais lideranças da JBS,

Tomazoni é responsável por todas as operações da empresa no mundo. André Nogueira está na companhia desde 2007. Antes de ocupar a sua função atual como presidente da JBS USA, o executivo foi CFO da mesma operação e presidiu a JBS na Austrália.

Wesley Batista Filho era até esta data presidente da divisão de carne bovina da JBS USA, após ter ocupado cargos de liderança na JBS em cinco países desde 2010. “Neste importante momento da empresa, a maior prioridade definida pelo Conselho de Administração é garantir o sucesso do negócio e a prosperidade dos colaboradores, acionistas e todos os stakeholders”, afirma Tarek Farahat, presidente do Conselho de Administração da JBS no comunicado.

“A nova estrutura global de liderança oferece continuidade e preparo para os nossos novos desafios.” O Conselho de Administração concordou também que a diretoria cuidará de buscar um diretor para a área financeira da JBS. “A escolha de um novo diretor financeiro é um passo importante para fortalecer a governança da empresa”, afirma Farahat.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo