Em acordo realizado hoje com a Fundação Procon de São Paulo, a Unimed Paulistana se comprometeu a prestar atendimento aos seus 744 mil beneficiários que terão seus planos de saúde transferidos para outras operadoras.
Na última quarta-feira, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou a alienação compulsória da carteira da cooperativa médica por problemas financeiros e de gestão, que futuramente poderiam comprometer os serviços prestados aos beneficiários.
Segundo o Procon, a Unimed terá 30 dias para repassar sua carteira de clientes para outras empresas do segmento, além de uma possível prorrogação de 15 dias, a depender da autorização da ANS. Até o término dessa transferência de planos, a Unimed não poderá cancelar serviços previamente agendados ou recusar a solicitação de exames, consultas e internações.
O Procon lembra ainda que o consumidor tem direito de receber atendimento de acordo com a cobertura e rede credenciada prevista em contrato, sem cobrança adicional, além da fatura mensal; a um canal de atendimento para esclarecimentos de dúvidas, informações e registro de reclamação 24 horas por dia, 7 dias por semana; e, por fim, concluída a transferência da carteira, receber atendimento da nova empresa sem exigência de novas condições, taxa de adesão ou carências já cumpridas.