Arena Renda Fixa, Títulos Públicos

Vendas do Dia dos Pais caem 0,5%, diz Boavista; Serasa vê crescimento na semana

vendas_25_marco_varejo_consumo_compras

Está ruim, mas melhorou. É o que mostram os dados das vendas do comércio para o Dia dos Pais, que diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Apesar do recuo, a boa notícia é que a queda das vendas neste ano foi mais fraca do que a observada em 2016, quando o volume diminuiu 5,2% em relação ao mesmo período de 2015. A má notícia é que o indicador registrou a terceira queda consecutiva para a data, uma vez que, em 2015, a variação também fora negativa, em 0,8%, quando comparado a 2014.

Pai é pai, mas crise continua

As vendas varejistas no Dia dos Pais acabaram seguindo a tendência apresentada pela pesquisa de intenção de compra realizada pela Boa Vista SCPC, realizada com quase 2 mil consumidores entre os dias 10 e 25 de julho. No levantamento, os consumidores apontaram a crise econômica ainda como explicação para diminuição das compras de presentes para comemoração da data, cujos principais motivos alegados foram a piora da condição financeira, desemprego, contenção de despesas, entre outras justificativas.

Metodologia
O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este Dia dos Pais foram consideradas as consultas realizadas no período de 6 a 13 de agosto de 2017, comparadas às consultas realizadas entre 7 a 14 de agosto de 2016.

Serasa vê crescimento

Já a Serasa Experian divulgou estudo que mostra que as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais deste ano, de 7 a 13 de agosto,cresceram 2,5% em 2017 em relação à semana da mesma data no ano passado (8 a 14 de agosto), após dois anos consecutivos de queda, segundo a Serasa Experian. Considerando apenas o período de sexta a domingo, a alta foi de 1,3% em todo o país, na comparação com o ano de 2016.

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais subiram 1% ante a mesma semana do ano passado. Entre a sexta e o domingo deste ano, a alta foi de 3,9%, em relação ao período equivalente do ano passado.

Segundo avaliação dos economistas da Serasa Experian, a queda na inflação, a redução dos juros e o ingresso dos recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) contribuíram para o resultado positivo nas vendas do Dia dos Pais após dois anos de retração.

Com informações da Agência Brasil.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo