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Vai casar? Que cartomante que nada! Consulte antes o SCPC!

O amor e uma cabana bastam para os apaixonados. Mas por pouco tempo. Analistas financeiros apontam o descontrole financeiro como um dos principais problemas nos relacionamentos dos casais. Assim, além de saber dos gostos e do caráter do parceiro, muitos enamorados agora se preocupam em saber como o futuro companheiro ou companheira lida com o dinheiro.
É o que mostra uma pesquisa da Boa Vista SCPC, que aproveitou o Dia dos Namorados para divulgar seu serviço de classificação de risco, ou score de crédito. E o resultado deu uma visão do que pensam as pessoas sobre relacionamentos e dinheiro. O SPCP perguntou a 1.200 consumidores se eles gostariam de conhecer o score da pessoa amada, e a maioria, 56%, disse que sim. Outros 73% disseram que conhecer o score da pessoa amada ajudaria no planejamento financeiro do casal.
A pesquisa da Boa Vista também identificou que, no geral, 60% dos entrevistados já ouviram falar em score. E entre os casados ou em união estável, o conhecimento é maior (57%) contra àqueles que namoram e são solteiros (52%). Provavelmente porque os casados estão mais acostumados a compromissos financeiros e dificuldades de organizar e manter a família e os gastos de várias pessoas do que os solteiros, que têm de cuidar da própria conta apenas. Na classe AB, o conhecimento sobre o tema é superior (79%) comparado às demais classes.
Mais conversa sobre dinheiro
Um ponto importante da pesquisa é mostrar que os casais estão mais dispostos a conversar sobre dinheiro, o que é fundamental para que a família consiga manter as contas equilibradas e um mínimo de organização e planejamento financeiro. Quando o assunto é situação financeira, 94% dos namorados, sejam eles casados ou não, declaram que falar abertamente sobre a situação financeira ajuda a manter um relacionamento saudável.
Planejando juntos
Um indício de que há uma tendência de maior planejamento financeiro é que 45% dos consumidores (namorados) poupam para alcançar objetivos em comum. Esse percentual aumenta para 67% entre os “namorados” casados, que moram juntos ou têm união estável – demonstrando maior preocupação com o tema. Na classe DE o percentual daqueles que não costumam poupar para alcançar objetivos comuns do casal é maior quando comparado aos das demais classes, com 59% das menções, contra 51% da classe C e 33% da classe AB.
Endividado e solteiro?
Mas, apesar de 68% dos consumidores (namorados) concordarem sobre a importância de se conhecer o score para buscar crédito ou fazer compras e de a maioria querer saber o score do parceiro, ninguém vai perder o noivo ou a noiva por estar com o nome sujo na praça. Para 60% dos entrevistados, há uma percepção de que o score não é um fator determinante na escolha do pretendente ou para a manutenção do relacionamento. Para eles, um score baixo não é um indicativo, na prática, de compatibilidade. Entre os namorados “solteiros” este percentual é de 61%, contra 57% dos casados. Ou seja, os solteiros estão mais dispostos a arriscar…
Metodologia
A sondagem teve por objetivo investigar a conhecimento dos consumidores com relação ao score de crédito, se já consultaram, e o quanto é relevante para conseguir obter crédito ou mesmo se poderia exercer possível influência na escolha do(a) parceiro(a). A pesquisa, quantitativa, foi realizada por meio de abordagem via internet, entre 16 a 31 de maio de 2017, com um total de 1.220 respondentes. O universo é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC – www.consumidorpositivo.com.br.
Consulta ao score é gratuita
O Score Consumidor Boa Vista é um sistema de pontuação que calcula os riscos do consumidor para bancos, financeiras, varejistas, e outras instituições que concedem crédito. Ele avalia as informações do comportamento do consumidor quanto aos compromissos financeiros, tanto as que constam nos registros públicos quanto no SCPC.
A consulta é gratuita e pode ser feita 24 horas por dia, sete dias da semana, de qualquer tipo de dispositivo eletrônico (computador, smartphone ou tablet) com acesso à internet. Para obtê-lo, basta acessar o portal Consumidor Positivo no endereço www.consumidorpositivo.com.br, e se cadastrar.
O Score Consumidor Boa Vista é calculado a partir de três categorias de informações: 1) comportamento de pagamentos atual e no passado de cinco anos; 2) busca por crédito no mercado; 3) informações cadastrais. A pontuação varia de zero a mil e quanto mais próxima de mil, melhor.
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