Arena Renda Fixa, Títulos Públicos

Sobre investidores e lobos: CVM manda Alcateia parar oferta de investimento com promessa de ganho de até 2% ao dia

juros_bolsa_inflação_ações_dólar_economia_investimentos

Quem assistiu ao filme “O lobo de Wall Street” deve ter ficado com uma visão ruim do mercado de capitais. Mas há quem ainda assim ache a figura do lobo atrativa para o investidor. É o caso da Alcateia Investimentos, que se autodenomina um grupo de investimentos e que foi alvo hoje de um comunicado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), alertando o mercado sobre atuação irregular. Segundo a Deliberação CVM 766, o Grupo de Investimentos Alcateia e seu sócio Regis Cristiano Leite não estão autorizados a exercer a atividade de administração de carteiras e distribuição de valores mobiliários por não possuírem autorização do órgão regulador.

Segundo a CVM, a Alcateia e Leite entraram na mira por estarem oferecendo publicamente serviços de administração de recursos em seu site. O regulador determinou que a empresa pare com a oferta, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Até hoje à tarde, porém, atendentes da empresa continuavam falando com potenciais investidores normalmente, explicando as vantagens do sistema, que aceita aplicações a partir de R$ 99,00.

Lealdade e liderança

Em seu site, a Alcateia compara sua atuação no mercado ao comportamento dos lobos, que se reúnem em matilhas para caçar melhor e se proteger. Segundo a empresa, “o comportamento de extrema lealdade e devoção ao grupo é o que mantém os lobos unidos” e acrescenta que “Nossa Alcateia é um grupo de pessoas com o mesmo propósito de investir e obter uma máxima lucratividade, sendo liderados por pessoas experientes na área”.

Ganho diário de até 2%, ou 987% ao ano, sem risco

A empresa promete lucros diários (só em dias úteis) de 0,01% a 2% em investimentos “day trade” diversificados, em mercados tão distintos como ações, opções, Forex (moedas no exterior, atividade não permitida pela CVM), cripto-moedas (bitcoins), ações estrangeiras e outros não especificados.

Se cumprida apenas em parte a promessa da Alcateia, com um ganho médio de 1% ao dia, o investidor teria um retorno de 22% em um mês de 20 dias úteis, ou 987% ao ano. Só para lembrar, o juro básico da economia hoje é de 11,25% ao ano,o que significa dizer que o sistema promete um ganho equivalente a 25 anos de aplicação.

Robôs que impedem prejuízos

Os investimentos, segundo o site, são feitos com o uso de robôs que analisam gráficos e usam “Stops” (travas) programados que garantiriam que o investidor nunca teria prejuízos mesmo em mercados tão voláteis como moedas e bitcoins. Um sistema inédito no mercado mundial. E tudo isso, segundo o site da Alcateia, sem a cobrança de nenhuma tarifa ou taxa em nenhuma operação.

Lobo Alfa

Para investir, o interessado se cadastra no site, transfere o dinheiro e passa a acompanhar pelo site sua conta e a rentabilidade diária. A aplicação mínima é de 90 dias e o investidor escolhe um “Lobo Alfa”, que são funcionários da Alcateia e funcionam como gerentes de relacionamento do investidor.

Não há menção a banco ou instituição financeira que seja responsável pela guarda dos ativos nos quais estariam aplicados os recursos. A Alcateia também não diz com que corretoras ou bancos opera, alegando que se trata de informação sigilosa.

Lobo chama lobo

Mas um outro detalhe do funcionamento da Alcateia chama a atenção: é o fato de o investidor ganhar uma comissão ao indicar outros investidores, dentro de sua família. A comissão é paga mesmo depois da primeira aplicação, e o indicado passa a ser parte da “matilha” do investidor inicial, em um sistema parecido com o marketing multinível, usado pela Avon, Natura e Amway. Mas, diferentemente dessas empresas, a Alcateia não explica como consegue pagar a rentabilidade altíssima prometida ao investidor e ainda a comissão para os que o indicaram, sem cobrar tarifas.

A explicação da empresa é que “como não temos despesas com vendedores que saem de porta-em-porta e muito menos um call-center ’recrutando’ novos lobos para nossa Alcateia, achamos por bem recompensar nossos membros que fazem esse trabalho por nós”.

Troféu Alcateia

Segundo o site, “a cada investimento de um membro recrutado por você (filhos, netos e bisnetos apenas) você é recompensado com uma bonificação da Alcateia, que pode variar (ver Troféu Alcateia) de 5% até 9% sobre o valor investido por ele”. E continua: “Você receberá uma porcentagem do dinheiro investido pelos lobos recrutados por você. Quando os lobos recrutados por você (limitado até seus bisnetos), recrutarem novos membros para a Alcateia, você receberá uma porcentagem do dinheiro investido por eles também.”

Segundo a empresa, “quanto mais lobos se unirem a você ou aos seus recrutados, maior será a porcentagem que você receberá do dinheiro investido por eles”.

A comissão, explica o site, é regrada pelo Troféu Alcateia, que vai do Ouro, que paga 9% dos investimentos dos filhos, 7% dos investimentos dos netos e 6% dos investimentos dos bisnetos; Troféu Alcateia Prata, com 7% dos investimentos dos filhos, 5% dos investimentos dos netos, 4% dos investimentos dos bisnetos; e Troféu Alcateia Bronze, com 5% dos investimentos dos filhos, 3% dos investimentos dos netos e 2% dos investimentos dos bisnetos.

Covil desconhecido

A localização física da Alcateia também não é conhecida, como convém a todo bom covil de lobos. Aliás, Covil é o nome dado pelo site à página de comunidades da Alcateia na internet. O site explica que a Alcateia também não tem um telefone para contato de seus escritórios, nem é possível falar pessoalmente com os consultores, mas avisa que em breve abrirá um escritório em Porto Alegre, o que indica que a origem gaúcha da matilha. É possível falar apenas por telefone com seu Lobo Alfa, o gerente de relacionamento escolhido, mas depois de fazer a aplicação. O Lobo Alfa pode passar o telefone dele ou ligar para o lobinho.

O blog Arena do Pavini tentou contato com a Alcateia pelo site, mas não obteve retorno.

Artigo AnteriorPróximo Artigo