Arena Renda Fixa, CDB

Plataforma de papéis de bancos pequenos deve sair em dezembro

Arena Renda Fixa_dolar_cambio_moeda

O presidente da Associação Brasileira dos Bancos (ABB), Manoel Felix Cintra Neto, disse há pouco que a plataforma para negociação de papéis de bancos médios e pequenos em parceria com a Cetip e a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord) deve começar a operar em dezembro, inicialmente, apenas com CDBs.

A nova plataforma deverá facilitar a captação de recursos dos bancos de menor porte. Cintra Neto espera que em janeiro outros papéis como letras de crédito imobiliário (LCI) e letras de crédito agrícola (LCA) comecem a ser negociados também pela plataforma. “A Cetip prometeu para dezembro, mas vamos começar apenas com CDB mesmo”, disse Cintra Neto.

Segundo ele, a plataforma é importante pois a grande dificuldade dos bancos médios hoje é a distribuição, que está concentrada nos grandes bancos. “Mesmo recebendo uma parcela muito menor de rentabilidade, 60% do CDI, o investidor fica satisfeito, pois o juro brasileiro é muito alto, e isso deve mudar quando os juros caírem.”

Bancos Médios

Falando sobre os bancos, Cintra Neto espera uma consolidação no próximo ano, por conta da entrada em vigor das regras da Basileia 3, que vão exigir mais capital dos bancos médios e pequenos. Há, segundo ele, espaço para novas instituições de grande porte que podem surgir ou por fusões ou por aquisições de estrangeiros, como aconteceu com o BicBanco, adquirido pelo China Construction Bank.

Ele também espera um crescimento maior do crédito no ano que vem, por conta das eleições e da atividade econômica maior, especialmente por parte das pessoas físicas.

Para as empresas, ainda há muita incerteza com relação à eleição presidencial, o que acaba limitando a procura por crédito e os investimentos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo