Arena Renda Fixa, Títulos Públicos

IGP-M cai 0,03% na 1ª prévia de agosto e acumula -1,83% em 12 meses

supermercados_precos_inflacao_inpc_ipca

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos financeiros e de aluguel, registrou deflação (queda de preços) de 0,03% na primeira prévia de agosto. Ainda que tenha registrado deflação, a queda de preços foi inferior à observada na primeira prévia de julho (-0,95 %), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com a prévia de agosto, o IGP-M acumula deflações de 2,68% no ano e de 1,83% em 12 meses. O índice reforça a tendência de inflação baixa no médio prazo, como também mostraram o IPCA do IBGE, divulgado ontem, e o IGP-DI, que usa o mesmo cálculo do IGP-M, mas em períodos diferentes.

Os três subíndices que compõem o IGP-M tiveram avanço na taxa, mas o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que analisa o atacado e representa 60% do índice, continuou registrando deflação, já que sua taxa passou de -1,44% na prévia de julho para -0,19% na de agosto.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC, com 30% do índice), que acompanha o varejo, passou de uma deflação de 0,12% em julho para uma inflação de 0,31% em agosto. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu de 0,06% para 0,18% no período.

As informações são da Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo