Arena Especial, Indicadores

Envelhecimento aumenta parcela de aposentados, mas maioria adia benefício, diz IBGE

A Síntese de Indicadores Sociais, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, reforça os indicadores de que a população brasileira está envelhecendo. Na década, passou de 9,8% para 14,3% o total de brasileiros, que vão, aos poucos, deixando de trabalhar. São, em média, pessoas que começaram a trabalhar aos 14 anos e não tinham instrução, sequer cursado nível fundamental.

Ainda assim, muitos idosos estão adiamento a aposentadoria, provavelmente tentando obter um benefício maior pelo fator previdenciário ou pela regra 85/95, mais recente. Segundo a pesquisa, diminuiu a proporção de idosos na faixa dos 60 aos 64 anos que recebiam aposentadoria e ainda trabalhavam, de 47,6% para 52,3%, entre 2005 e 2015, sendo a maioria homens.

Preconceito com o idoso

Apesar disso, do total de trabalhadores de todas as idades ocupados na semana da pesquisa, o número de idosos efetivamente trabalhando diminuiu de 30,2% para 26,3%. Uma análise da Organização Internacional do Trabalho (OIT), citada pelo IBGE, explica que a contratação de profissionais acima de 60 anos ainda esbarra na discriminação.

As informações são da Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo