Arena Especial, Educação Financeira

Saúde financeira do brasileiro piora 9% no 1º semestre, aponta índice do GuiaBolso

juros_bolsa_inflação_ações_dólar_economia_investimentos

As finanças dos brasileiros pioraram 9% no primeiro semestre de 2015, segundo dados do Índice de Saúde Financeira (ISF), divulgado pelo GuiaBolso. O indicador caiu de 430 pontos em janeiro para 389 pontos em junho de um máximo de 700 pontos. Na comparação mensal também houve queda, já que em maio o índice ficou em 394 pontos. O índice leva em conta fluxo de caixa, investimentos e dívidas das 800 mil pessoas que usam o sistema do GuiaBolso, aplicativo de controle financeiro automático e gratuito. 

Os dados apontam ainda que os brasileiros economizaram menos em 2015 e utilizaram mais o cheque especial. A faixa de renda investida pelas famílias também caiu.

As três variáveis que compõem a pesquisa do GuiaBolso caíram na comparação de junho com janeiro: o fluxo de Caixa, que mede a diferença entre entradas e saídas mensais da conta corrente, recuou 8% no semestre, o investimento – fatia da renda mensal que é aplicada em investimentos – despencou 21%, e as dívidas com o cheque especial aumentaram 6% no período.

saude

 

“Vemos uma tripla pressão no orçamento das famílias”, comenta Thiago Alvarez, sócio-fundador do GuiaBolso. De um lado, a saúde financeira do brasileiro está sendo prejudicada pela inflação, que compromete o poder de compra e encarece os gastos. De outro, o desemprego e o aumento dos juros básicos que encarece as dívidas, afirma Alvarez.

Os dados de junho apontam que 52% das pessoas entrevistadas gastaram mais do que ganharam no mês. Em maio, esse número era menor (48%). Cerca de 13% recorreram ao cheque especial no período, sendo que elas pagaram, em média, R$ 179,00 em juros.

O Guiabolso permite ao usuário cadastrar suas contas e cartões de crédito e automaticamente elabora planilhas com os gastos por tipo, o que facilita o controle das despesas.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Receba nossas novidades no seu e-mail.
Enviar