Arena Especial, Indicadores

Produção industrial brasileira cai 1,3% em setembro

A produção industrial brasileira recuou 1,3% em setembro deste ano na comparação com o mês anterior, apontou hoje a Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a quarta queda consecutiva do indicador nesse tipo de comparação.

O resultado veio menos negativo do que o esperado pela consultoria MCM, que tinha projetado recuo de 1,9%

Na comparação com setembro do ano passado, a queda é 10,9%, a maior redução desde abril de 2009 (-14,1%) e a 19ª consecutiva neste tipo de comparação. A produção acumula perdas de 7,4% no ano e de 6,5% no acumulado de 12 meses.

A queda de 1,3% em setembro, em comparação a agosto, foi provocada por recuos de 5,3% na produção de bens de consumo duráveis e de 1,3% nos bens intermediários (insumos industriais usados no setor produtivo).

Os bens de capital (máquinas e equipamentos usados no setor produtivo) tiveram alta de 1% e os bens de consumo semiduráveis e não duráveis tiveram aumento de 0,5% na produção.

Projeção

O quadro da indústria confirma um terceiro trimestre pior do que o anterior. A melhora do último mês do indicador de expectativa dentro da pesquisa de confiança da indústria da FGV deve ser visto com cautela, aponta a MCM, que diz que é cedo para falar em recuperação da confiança.

Para outubro, a projeção é de novo recuo de 1,2%, o que representa queda de 12% no acumulado de 12 meses.

Com informações da Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo