Arena Especial, Notícias do dia

Nos EUA, Amazon compra mercados Whole Foods por US$ 13,7 bi e derruba varejistas

A rede varejista online americana Amazon anunciou hoje a compra da varejista Whole Foods Market por US$ 13,7 bilhões, transformando-se com isso em uma das maiores redes de vendas ao consumidor do país. A compra dará à Amazon, já gigante nas vendas online de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e livros, uma rede de 460 lojas que podem servir para ampliar seus serviços de distribuição e ainda permitir sua presença na venda direta ao consumidor de alimentos e bebidas, segmento em que as vendas online não avançavam com a mesma velocidade dos bens duráveis.

Diante desse movimento, as outras redes de varejo sofreram fortes perdas em suas ações. Wal Mart caiu 4,65%, Kroger Co, 16,54% e Costco, 7,77%. Já as ações da Amazon subiram 1,83% e das da Whole Foods, 22,76%.

Segundo o The Wall Street Journal, as vendas online dos chamados “secos e molhados” nos EUA responderam por apenas 2% do total no ano passado, segundo a consultoria Kantar. A projeção antes da operação da Amazon era de chegar a 3% em 2021. A fatia da Amazon em bebidas e alimentos foi estimada em 1,1% das vendas enquanto as da Whole Food, 1,7%.

Em meio à operação, o setor de varejo de alimentos e supermercados do Índice Standard & Poor’s caiu 5,1% hoje, segundo a Bloomberg. O S&P 500 fechou em alta de 0,03% enquanto o Dow Jones ganhou 0,11%. O Nasdaq caiu 0,22%. Já na Europa, o Euro Stoxx 50 subiu 0,52%, o Financial Times, de Londres, 0,60%, o DAX, de Frankfurt, 0,48% e o CAC, de Paris, 0,89%.

O petróleo tipo Brent, de Londres, subiu 0,75%, para US$ 47,27 o barril, enquanto o WTI, de Nova York, perdeu 0,63%, para US$ 44,74.

Foto: David Shankbone – David Shankbone, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4631391

Artigo AnteriorPróximo Artigo