Arena Especial, CVM

Marcelo Barbosa é o novo presidente da CVM

Após aprovação pelo Senado Federal, o presidente Michel Temer nomeou Marcelo Santos Barbosa para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável por fiscalizar e regulamentar o mercado de capitais. A nomeação foi feita por decreto, publicado em 25/8/2017, no Diário Oficial da União.

O novo presidente cumprirá mandato até 14/7/2022. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito (LL.M) pela Universidade Columbia, em Nova Iorque, EUA.

Sócio-fundador do Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro Advogados, Marcelo Barbosa possui experiência relevante em operações societárias e de mercado de capitais, assessorando, desde a década de 1990, clientes em operações de private equity e fusões e aquisições.

Foi professor de Direito Comercial – Sociedades Anônimas da UERJ (2000-2001), e de Direito Societário no Programa de Educação Continuada da FGV-Rio (2007-2015). Desde 2016, também atua como professor de Casos Concretos de Direito Societário e Mercado de Capitais da FGV-Rio.

Barbosa foi presidente do Conselho Curador da Fundação Estudar e membro do Conselho Consultivo do Columbia Global Centers Latin America (Rio de Janeiro) e do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), bem como conselheiro Fiscal da Fundação Lemann. Também é autor de artigos sobre temas de Direito Societário e de Mercado de Capitais e palestrante em conferências no Brasil e no exterior.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo