Arena Especial, Indicadores

IGP-M, que corrige o aluguel, sobe 0,2% em setembro e 10,63% em 12 meses

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos como os de aluguel, acumulou em setembro uma inflação de 10,66% no período de 12 meses. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), essa é a taxa acumulada mais baixa desde abril deste ano (10,63%). Em agosto, o IGP-M havia acumulado inflação de 11,49%.

Avaliando-se apenas o mês de setembro de 2016, a taxa ficou em 0,2%, acima do 0,15% de agosto deste ano, mas abaixo do 0,95% de setembro do ano passado. O índice, apesar de mais alto, reforça a expectativa de inflação mais controlada neste fim de ano, o que pode favorecer a queda dos juros, se for acompanhada de algum avanço na área fiscal.

Atacado e construção voltam a pressionar

A alta da taxa entre agosto e setembro foi influenciada pelos preços no atacado e pela construção civil. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, subiu de 0,04% em agosto para 0,18% em setembro. O Índice Nacional de Custo da Construção cresceu de 0,26% para 0,37% no período.

E o Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, recuou no período, ao cair de 0,4% em agosto para 0,16% em setembro.

As informações são da Agência Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo